CRIATIVIDADE 23/01 09h53

Durante quatro dias, crianças e adolescentes do bairro descobriram os prazeres da leitura e transformaram suas experiências em arte.

A programação especial alusiva à Semana do Leitor, realizada na biblioteca e brinquedoteca da Usina da Paz Terra Firme, em Belém, foi encerrada nesta sexta-feira (13) após a realização de atividades lúdicas e criativas de incentivo à leitura.

Iniciado na terça-feira (10), o evento permitiu que crianças produzissem peças, desenhos e poemas baseados em suas próprias experiências.

A coordenadora da programação, pedagoga Danielly Cardoso, da Fundação Cultural do Pará (FCP), ressaltou a relevância das atividades oferecidas às crianças e aos jovens do bairro. “Nesta semana foram realizadas várias atividades, incluindo a leitura de poesias de grandes autores, como Vinícius de Moraes e Cecília Meireles. A importância dessa atividade é estimular a leitura e conhecer um pouco mais da poesia cantada”, informou Danielly Cardoso.

Bárbara Luiza, 07 anos, participou das atividades e disse já estar saudosa da semana dedicada à leitura. “Eu aprendi várias coisas aqui, e brinquei muito. Os poema que mais gostei foram da Foca e da Casa”, contou Bárbara.

O estudante Gustavo Souza, 13 anos, auxiliou a produção dos desenhos. “Eu gosto muito de desenhar, mas sempre tive muita vergonha. Aprendi várias poesias e gostei bastante de um poema do autor Vinícius de Moraes”, ressaltou Gustavo. 

Novos poetas - Além de conhecer poemas de vários autores, as crianças se inspiraram e produziram seus próprios versos. Angelina Vitória, 12 anos, escreveu o poema “Amor de um morto”, baseado na história de seu avô, que nunca deixou de amar a esposa, mesmo depois de falecida. “A história de amor dos meus avós foi o que me inspirou. Eu já lia, mas nunca senti muita vontade. Mas quando a biblioteca da Usina surgiu aqui no bairro, passei a frequentar e gostar muito de ler. Isso me ajudou a melhorar minha criatividade”, acrescentou Angelina. 

O adolescente Kayke Gabriel, 13 anos, também escreveu um poema, baseado na amizade com um vizinho que se mudou há pouco tempo para longe de sua casa. “Nós éramos melhores amigos e fazíamos várias coisas juntos”, informou Kayke. Ele acredita que o aprendizado ajudará muito no seu futuro. “Tudo o que aprendi nessa semana vai me ajudar bastante no colégio, principalmente na minha leitura”, afirmou.

Texto: Ascom/Seac