TERSAUDE 17/08 10h26

Moradores da Cabanagem e do Icuí-Guajará tiveram acesso a serviços de saúde gratuitos e ainda receberam palestras sobre câncer bucal, saúde bucal de bebês, transtorno do espectro autista (TEA) e tratamento para pacientes fissurados

A manicure Elidiana Sousa, 27 anos, foi com o marido e os três filhos até a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Almirante João Faria de Lima, no bairro da Cabanagem, em Belém, para realizarem consultas médicas com um clínico geral e as crianças, com um pediatra.

‘’Eu trouxe os meus filhos para se consultarem com um pediatra, já que no posto próximo onde moro não tinha essa tipo de atendimento, além disso eu e o meu marido também aproveitamos para realizar uma consulta com um clínico geral’’, afirmou a moradora. 

Na manhã deste sábado (14) foram retomados os serviços do projeto Ter Saúde, ação realizada aos finais de semana pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) nos locais que integram o Programa Territórios pela Paz (TerPaz), executado pelo Governo do Estado do Pará. Os territórios beneficiados foram os da Cabanagem, em Belém; e do Icuí-Guajará, em Ananindeua. 

‘’Hoje essas ações estão sendo retomadas após o término das férias escolares. Estamos levando serviços de saúde para quem mais precisa, por intermédio do projeto Ter Saúde, como atendimento médico, testes rápidos, cadastro para pessoas com deficiência, entre outros, para os Territórios atendidos pelo TerPaz’’, ressaltou a coordenadora da Sespa no TerPaz, Alessandra Amaral.

O pedreiro Raimundo da Silva, 54 anos, foi se consultar e aprovou o atendimento. ‘’Essas ações são muito boas aqui para a comunidade, já que antes tínhamos dificuldade de realizar serviços como esses’’, concluiu.

No bairro do Icuí-Guajará, em Ananindeua, a ação ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Waldemar Mendes, onde o autônomo Fernando Bastos, 37 anos, levou toda a família para se consultar. 

‘’Aqui a saúde estava precária, mas depois da chegada do TerPaz as coisas melhoraram. Hoje consegui consulta para as minhas filhas e para a minha esposa, além de outros exames", disse o morador.  

A programação ofereceu ainda triagens com técnicos de enfermagem e enfermeiros; atendimentos com clínico geral, pediatra e ginecologista; encaminhamento para consultas especializadas; testes rápidos para Covid-19 e ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), Sífilis, Hepatites B e C; vacinação contra H1N1, tríplice viral e HPV (Papiloma Vírus Humano) e cadastro para o benefício do 'Passe Livre' às pessoas com deficiência (PcDs) e entrega de cadeira de rodas. Também foram realizadas palestras educativas e preventivas sobre o novo coronavírus, saúde bucal e entrega de kits de higiene bucal.

Um pedaço de madeira: é com isso que a aposentada Elza de Sousa, 70 anos, se locomovia pela cidade. Porém, durante a ação, ela conseguiu ter acesso a diversos serviços, inclusive o cadastro para conseguir uma muleta. ‘’Eu estou tão feliz, essa ação foi maravilhosa para mim, realizei consultas, e estou com os encaminhamentos para fazer exames especializados. Além disso fiz o cadastro para conseguir uma muleta, o que para mim é um sonho, já que atualmente uso esse pedaço de madeira para me apoiar’’, disse a aposentada.

O Ter Saúde também teve novidades, como palestras sobre câncer bucal, saúde bucal de bebês, transtorno do espectro autista (TEA), tratamento para pacientes fissurados, e ainda contou com o lançamento da cartilha bucal da gestante. As ações de saúde vão continuar no próximo final de semana, onde mais quatro territórios atendidos pelo TerPaz serão contemplados. 

Por Elizabeth Teixeira (SEAC)

 


TERSAUDE 25/06 09h40

O programa já entregou mais de 140 equipamentos para pessoas com dificuldades de locomoção, entre cadeiras de rodas, de banho e pares de muletas. 

O Projeto ‘TerSaúde’, conduzido pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), dentro do Programa Territórios pela Paz (TerPaz), já entregou mais de 140 equipamentos para pessoas com dificuldades de locomoção, entre cadeiras de rodas, de banho e pares de muletas. 

Marinaze Corrêa, 54 anos, foi uma das beneficiadas com uma cadeira de rodas e outra de banho. Ela conta que com 1 ano e 7 meses de vida, após dar os primeiros passos, contraiu poliomielite e ficou com várias sequelas da paralisia.

Os membros inferiores foram afetados e, ao longo da vida, ela passou por 18 cirurgias e perdeu as pernas. "Eu ser cadeirante, foi uma dificuldade que cresci com ela na vida, mas entendi que não era isso que ia me parar. Sou artesã, tenho meu benefício do INSS, tenho meu esposo, uma filha de 33 anos e uma neta de 12 aninhos. Como sou uma pessoa muito ativa, as cadeiras de rodas que eu uso, duram até um ano e meio, no máximo, porque desgastam, as peças vão dando problemas”, expôs Marinaze.

O novo par de cadeiras de rodas já está melhorando o cotidiano dela e vai refletir em outra pessoa. “Essa cadeira que eu recebi agora, foi uma benção! É adequada pro meu tamanho e atende a minha necessidade. Já fui tomar a minha vacina contra a Covid com ela. Além disso, ganhei a cadeira de banho também, que é outra ajuda muito importante, porque faz parte do nosso dia a dia como cadeirante, na hora da higiene. E como esse gesto do Governo é de solidariedade com quem mais precisa, eu também quero fazer a minha parte e vou doar a minha, mesmo que usada, para outro cadeirante que tem necessidade”, compartilhou a artesã.

A região metropolitana de Belém, historicamente, cresceu sem ações de acessibilidade, isso faz com que muitos cadeirantes vivam reclusos em suas residências, com a autonomia comprometida. 

Rosa Caraparu, é mãe da Juliane Sousa da Silva, que nasceu com paralisia cerebral e hoje tem 21 anos. "A gente mora no Guamá, e pra conseguir chegar na rua principal, que é a única que é asfaltada, era um sacrifício muito grande. A cadeira que ela usava, era emprestada da filha de uma amiga nossa. A gente emprestava só na hora de sair, quando precisava ir num médico, esses lugares”, narra a dona de casa.

A jovem foi beneficiada com um dos equipamentos no dia 11 de junho, durante ação no TerPaz. “Agora, com essa nova, vai ficar mais fácil andar com ela, sair de casa. É uma cadeira com mais conforto. Sem falar que a gente já pode sair pra passear, e dar uma outra vida pra ela. A gente está muito feliz, e eu vejo nos olhos da minha filha, que ela está muito feliz também”, comemorou Rosa.

Segundo a Sespa, já foram entregues mais de 140 equipamentos nos Territórios pela Paz, em Belém, Ananindeua e Marituba. “Todas essas cadeiras são disponibilizadas pelo programa de Próteses, Órteses e Meios Auxiliares de Locomoção. Vamos com a nossa equipe aos bairros, avaliamos a necessidade das pessoas e, na semana seguinte, fazemos a deliberação com o apoio da primeira-dama, Daniela Barbalho. O TerPaz vai andar pelos municípios e nós vamos caminhar juntos, articulando essa logística para realizar as entregas a quem mais necessitar”, afirma Maria Iracy Tupinambá, coordenadora estadual da Pessoa com Deficiência.

Para o titular da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), Ricardo Balestreri, as ações de saúde são um dos pontos fortes do TerPaz. “Nossa Secretaria de Saúde tem feito um dos mais extraordinários trabalhos no programa Territórios pela Paz. Com a sua presença constante, a Sespa leva às populações mais necessitadas a presença do Estado, através do atendimento à saúde, do acolhimento, do carinho, do acompanhamento e também agora, através de equipamentos muito necessários à melhoria da qualidade de vida das pessoas que sofrem com problemas de locomoção. É o caso da ação das cadeiras de rodas, que têm fornecido a essas pessoas, mais esperança, atenção e possibilidades de uma vida melhor”, comentou o secretário.

A perspectiva é levar os serviços para além da região metropolitana de Belém, chegando até os municípios onde estão sendo construídas as Usinas da Paz, como em Canaã dos Carajás, Marabá e Parauapebas. 

Em parceria com a iniciativa privada, o Governo do Estado deve construir 10 Usinas, com serviços como: complexos esportivos; salas de audiovisual; espaços de inclusão digital e outros, como atendimento médico e odontológico; consultoria jurídica; emissão de documentos; ações de segurança; atividades profissionalizantes; espaço multiuso para feiras; eventos e encontros da comunidade.

Por Dayane Baía (SECOM)

 


TERSAUDE 17/05 10h45

Atendimento médico, testes rápidos e entrega de medicamentos estiveram entre as ações

Moradores do Guamá, em Belém, e Icuí-Guajará, em Ananindeua, bairros atendidos pelo programa estadual Territórios Pela Paz (TerPaz), receberam nesta manhã (15), diversos serviços de saúde realizado pelo projeto Ter Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

A dona de casa Paula Danielli estava na Escola Maria de Nazaré Marques Rios, no Icuí, para buscar material escolar do filho, Wesley Cristiano, de 8 anos. “Meu filho está estudando em casa, vim aqui buscar um material para a aula online que ele está tendo e vi a ação de saúde, aproveitei para me consultar”, disse.

Já a moradora Ediana Cordovil sabia da ação e se programou para levar os filhos. “Já conhecia as ações do Ter Saúde e vim trazer meus filhos para uma consulta com pediatra e pra mim também, consulta com ginecologista, agora eles estão assistindo uma palestra de higiene bucal para saber a escovação correta, eles estão gostando”, contou Ediana.

Além do atendimento médico com clínico geral, pediatria e ginecologia, uma das novidades da ação é a entrega de medicamentos. “Existe uma lista de medicamentos que serão distribuídos de graça à população, mas vale ressaltar que esses remédios serão liberados conforme orientação médica”, ponderou Alessandra Amaral, coordenadora da Sespa no TerPaz.

Outro serviço que voltou a ser oferecido à população são testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), Hepatite B e C, Sífilis e para Covid-19. “É importante alertar que, caso dê positivo algum desses testes rápidos, as nossas equipes vão orientar e encaminhar o paciente para a UREDIPE, que é a Unidade de Referência Especializada em Doenças Infecciosas Parasitárias Especiais, para iniciar o tratamento”, contou Alessandra.

Cadastro Pessoas com Deficiência

A partir deste final de semana, durante as ações do Ter Saúde, a Sespa também realizará cadastro de pessoas com deficiência, moradores dos bairros atendidos pelo TerPaz, para receberem cadeiras de rodas e emitir documentos. “Vamos oferecer também a emissão do Passe Livre para pessoas com deficiência, que podem usar em viagens intermunicipais, além de um cadastro para a aquisição de cadeiras de rodas. Basta levar um laudo médico, o cartão SUS, comprovante de residência e documento de identificação para ambos os serviços”, informou Alessandra.

Outra novidade é a inclusão das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), que são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.

A ideia é acolher pacientes que estão se recuperando de sequelas da Covid-19, principalmente devido a depressão e ansiedade. Assim como palestras preventivas de Saúde Bucal e orientações para frisar o Pacto da Mortalidade Materna com trabalho de rodas de conversa para mulheres e, quando necessário, encaminhamento para exames especializados como mamografia e o exame preventivo do câncer de colo uterino (PCCU).

Atendimento odontológico

Acadêmicos de odontologia da Universidade da Amazônia (Unama) realizaram um processo seletivo, prático e teórico, para a participação de um estágio monitorado durante as ações. Assim como a participação de residentes da Universidade Federal do Pará (UFPA), da área da Saúde Coletiva e também de Odontologia.

Serviço

As ações do Ter Saúde continuam neste domingo (16), agora no território do Benguí, na Escola Municipal Walter Leite (Travessa Quatro, 72) e em Marituba, na Escola Dom Calábria (Rua sexta, 576). Com horário de 8h às 13h.

 

Por Paulo Garcia (SEAC)

 


TERSAUDE 17/05 10h40

A estratégia foi readequada após alteração no bandeiramento, divulgada pelo Governador Helder Barbalho, nesta quinta-feira (13)

 

Com a mudança no bandeiramento da Região Metropolitana de Belém, que passou do laranja para o amarelo, em um novo decreto valendo a partir de hoje (14), as ações do projeto Ter Saúde deste final de semana (15 e 16), realizadas pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), dentro do programa Territórios Pela Paz (TerPaz), ganharam novos serviços.

Além do atendimento médico com clínico geral, pediatria e ginecologia, será distribuído também medicamentos, conforme orientação médica e as equipes vão reforçar testes rápidos. “Neste final de semana vamos oferecer também a população testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), para Hepatite B e C, Sífilis e para Covid-19”, ressaltou Alessandra Amaral, coordenadora da Sespa no TerPaz. Segundo Alessandra, o objetivo desses testes rápidos também é o encaminhamento do paciente. “É importante alertar que, caso dê positivo algum desses testes rápidos, as nossas equipes vão orientar e encaminhar o paciente para a UREDIPE, que é a Unidade de Referência Especializada em Doenças Infecciosas Parasitárias Especiais, para iniciar o tratamento”, contou.

As ações deste sábado (15) ocorrerão nos territórios do Icuí, na Escola Maria de Nazaré Marques Rios (Rua São Pedro, quadra 06, próximo à rua Santa Fé) e no Guamá, na Escola Zacarias de Assunção (Rua Barão de Mamoré S/N). Já no domingo a ação será no Benguí, na Escola Municipal Walter Leite (Travessa Quatro, 72) e em Marituba, na Escola Dom Calábria (Rua sexta, 576). Com horário de 8h às 13h.

Cadastro Pessoas com Deficiência

A partir desse final de semana, durante as ações do Ter Saúde, a Sespa também realizará cadastro de pessoas com deficiência, moradores dos bairros atendidos pelo TerPaz, para receberem cadeiras de rodas e emitirem documentos. “Vamos oferecer também a emissão do Passe Livre para pessoas com deficiência, que podem usar em viagens intermunicipais, além de um cadastro para a aquisição de cadeiras de rodas, basta levar um laudo médico, o cartão SUS, comprovante de residência e documento de identificação para ambos os serviços”, contou Alessandra.

Outra novidade é a inclusão das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), que são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.

A ideia é acolher pacientes que estão se recuperando de sequelas da Covid-19, principalmente devido a depressão e ansiedade. Assim como palestras preventivas de Saúde Bucal e orientações para frisar o Pacto da Mortalidade Materna com trabalho de rodas de conversa para mulheres e, quando necessário, encaminhamento para exames especializados como mamografia e o exame preventivo do câncer de colo uterino (PCCU).

Atendimento odontológico

Estudantes acadêmicos de odontologia vão reforçar o atendimento nas ações do TerSaúde. São 9 alunos de Odontologia da Universidade da Amazônia (Unama) que realizaram um processo seletivo, prático e teórico, para a participação de um estágio monitorado durante as ações. Assim como a participação de residentes da Universidade Federal do Pará (UFPA), da área da Saúde Coletiva e também Odontologia.

Por Paulo Garcia (SEAC)

 


TERSAUDE 03/05 12h26

De janeiro até abril de 2021, as ações do TerSaúde, projeto realizado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) dentro do programa Territórios Pela Paz (TerPaz), do governo do Pará, realizaram 3.570 atendimentos e 49.792 procedimentos. Após um tempo focado no atendimento para a Covid-19, por conta do aumento do número de casos, o perfil original será retomado nos bairros em 15 de maio. Nos dois primeiros meses do ano, a iniciativa consistia em serviços essenciais de prevenção à saúde, cidadania e atividades educativas. 

No dia 6 de março, os atendimentos do TerSaúde passaram a receber pacientes com sintomas leves e moderados das síndromes respiratórias e foram ofertados nos bairros de Icuí (Ananindeua) e Jurunas. No dia seguinte, a ação atendeu os bairros da Cabanagem e Guamá, na capital. Em 27 de março, os bairros Nova União (Marituba) e Terra Firme (Belém) contaram com os serviços das equipes de saúde. Já no dia 28, foi a vez de moradores do Benguí (Belém) e Icuí (Ananindeua) receberem atendimento do programa. 

Já em abril, com a mudança de bandeiramento para a cor laranja na RMB, o programa deixou de atender exclusivamente casos suspeitos de Covid-19 e, nos dias 24 e 25, voltou a oferecer também serviços como triagem de enfermagem, médicos clínicos, médicos especialistas, exames e cirurgias caso necessário. Mas ainda ofertou testes rápidos de covid-19 e palestras educativas e preventivas sobre a doença. O TerSaúde realizou, em março e abril, 2.254 consultas a pessoas com suspeitas de Covid-19. 

Com a mudança, o TerSaúde passou a oferecer a mesma triagem detalhada, com testes de sinais vitais, verificação de pressão arterial, glicemia, temperatura, saturação, testes de Covid-19, sífilis, hepatite, e também palestras preventivas. O paciente é encaminhado ao clínico geral ou pediatra, se for criança, e é verificado se são necessários exames ou consultas complementares. 

"Funciona como uma regulação, o paciente sai com data e hora marcada para exame ou cirurgia, se necessário. Estamos voltando aos poucos por causa da pandemia, e percebemos que a demanda aumentou depois dessa mudança de perfil. Avaliamos que enquanto atendemos esse perfil Covid houve descentralização da procura por outros locais, como nas policlínicas itinerantes, porque chegamos mais próximo das pessoas indo aos bairros", explica Alessandra Amaral, que coordena o programa.

Por Carol Menezes (SECOM)


TERSAUDE 26/04 10h04

Por Elizabeth Teixeira (SEAC)

 

Ações ocorrem aos finais de semana, nos sete territórios beneficiados pelo programa: Benguí, Cabanagem, Guamá, Jurunas, Terra Firme, Icuí-Guajará e MaritubaA Secretaria de Saúde do Estado do Pará (Sespa), dentro do Territórios pela Paz (TerPaz), segue com os atendimentos do programa ‘Ter Saúde’, com ações exclusivas para casos leves e moderados da Covid-19. A mudança de perfil do programa foi realizada desde o dia 6 de março, após o aumento dos casos da doença na Região Metropolitana de Belém.

Durante as ações, que ocorrem aos finais de semana, podem ser realizados até 500 atendimentos. Os serviços são oferecidos nos sete territórios beneficiados pelo programa: Benguí, Cabanagem, Guamá, Jurunas, Terra Firme, Icuí-Guajará e Marituba.  

"Nas ações do 'TerSaúde', realizados em todos os territórios do TerPaz, temos atendimentos, como triagem, consulta de enfermagem, realização de exame complementar RT/PCR, atendimentos médicos e entrega de medicamentos, além de testes rápidos para verificarmos IGG e IGM. Durante o atendimento, caso seja comprovado o diagnóstico clínico, o paciente já leva o medicamento para se tratar em casa, caso haja recomendação médica, evitando assim que o quadro agrave", afirmou a representante da Câmara Técnica do TerPaz na Sespa, Alessandra Amaral.

A estudante Melissa Correia, 19 anos, buscou atendimento médico do 'TerSaúde', após sentir dor de cabeça e uma leve dor de garganta. "Lá em casa, meu irmão e minha mãe também estão com suspeita de Covid, então, procurei logo um atendimento, até porque a minha mãe é diabética e ficamos com medo", disse.

Os atendimentos são exclusivos para as pessoas que estiverem com sintomas leves e moderados da doença, como coriza, tosse, febre, dor de garganta, e perda de olfato e paladar.

Após ser consultada, a dona de casa Elizabeth Cardoso, 37 anos, aprovou o atendimento. "Estou sentindo alguns sintomas e aproveitei essa ação do Governo e rápido consegui atendimento. A equipe é bastante atenciosa, e eu agradeço", afirmou.

Os atendimentos exclusivos para Covid-19 vão permanecer até que haja uma melhora no quadro epidemiológico na Região Metropolitana de Belém. "Os primeiros 15 dias desse mês já temos a definição de que os atendimentos exclusivos vão continuar, e depois vamos avaliar, conforme os resultados, a procura e a demanda para esses serviços e atendimentos", afirmou Alessandra Amaral.

Veja abaixo os dias e locais das próximas ações: 

Sábado 10/04: TerPaz Icuí  

Escola Estadual Icuí Laranjeira

Endereço: Estrada do Icuí Guajará, Rua 21 de Abril S/N

 

Sábado 10/04: TerPaz Cabanagem 

Escola Estadual José Valente Ribeiro 

Endereço: Estrada do Benjamin S/N

 

Domingo 11/04: Terpaz Jurunas 

Escola Estadual Artur Porto 

Endereço: Rua Fernando Guilhon, n°450

 

Domingo 11/04: TerPaz Guamá 

Escola Estadual Humberto de Campos 

Endereço: Rua Paulo Cícero, n°220.

 


TERSAUDE 26/04 09h44

Por Dayane Baía (SECOM) 

 

 

Serviços de saúde foram prestados nos bairros Nova União, Terra Firme, Benguí e Icuí 

Neste fim de semana, os polos dos Territórios pela Paz (TerPaz) receberam atendimento para diagnóstico e tratamento a pessoas com sintomas de Covid-19. As ações integram o Programa TerSaúde, da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e iniciaram no início de março, com o aumento dos casos da doença na região metropolitana de Belém.

O titular da Sespa, Rômulo Rodovalho, informa que as ações no TerPaz são similares ao das Policlínicas Itinerantes realizadas em vários municípios. “O governo do Estado, por meio da Sespa, vem trabalhando para levar atendimento de Covid-19 para todo o Pará. O trabalho que vem sendo feito nas Policlínicas está ajudando a desafogar as internações nas unidades hospitalares e, por isso, nós vamos continuar atentos a todas as necessidades nesse momento”, afirmou o secretário.

Desde o dia 6 de março, os atendimentos do TerSaúde mudaram de perfil e passaram a receber pacientes com sintomas leves e moderados das síndromes respiratórias. Os bairros Nova União (Marituba) e Terra Firme (Belém) contaram com os serviços das equipes de saúde, totalizando 238 atendimentos médicos e 1.627 procedimentos, no sábado (27).

Moradores do Benguí (Belém) e Icuí (Ananindeua) receberam atendimento neste domingo (28). “Para ser atendido no 'TerSaúde' nos bairros do TerPaz, precisa levar qualquer documento de identificação com foto do paciente que está procurando esse atendimento, se tiver o cartão SUS é melhor ainda. Todos os moradores dos bairros podem procurar o serviço, ou qualquer pessoa que necessita do atendimento, serão sempre bem atendidos, com humanização, que é o nosso principal foco”, explicou Alessandra Amaral, coordenadora da Policlínica Itinerante e do Programa TerSaúde, através da Sespa.

Bairros atendidos neste domingo (28)

BENGUÍ

Local: Escola Marilda Nunes | Passagem Macciel, s/n

ICUÍ

Local: Escola Francisco Paulo do Nascimento Mendes | Conjunto Uirapuru, s/n.