A estratégia foi readequada após alteração no bandeiramento, divulgada pelo Governador Helder Barbalho, nesta quinta-feira (13)
Com a mudança no bandeiramento da Região Metropolitana de Belém, que passou do laranja para o amarelo, em um novo decreto valendo a partir de hoje (14), as ações do projeto Ter Saúde deste final de semana (15 e 16), realizadas pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), dentro do programa Territórios Pela Paz (TerPaz), ganharam novos serviços.
Além do atendimento médico com clínico geral, pediatria e ginecologia, será distribuído também medicamentos, conforme orientação médica e as equipes vão reforçar testes rápidos. “Neste final de semana vamos oferecer também a população testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), para Hepatite B e C, Sífilis e para Covid-19”, ressaltou Alessandra Amaral, coordenadora da Sespa no TerPaz. Segundo Alessandra, o objetivo desses testes rápidos também é o encaminhamento do paciente. “É importante alertar que, caso dê positivo algum desses testes rápidos, as nossas equipes vão orientar e encaminhar o paciente para a UREDIPE, que é a Unidade de Referência Especializada em Doenças Infecciosas Parasitárias Especiais, para iniciar o tratamento”, contou.
As ações deste sábado (15) ocorrerão nos territórios do Icuí, na Escola Maria de Nazaré Marques Rios (Rua São Pedro, quadra 06, próximo à rua Santa Fé) e no Guamá, na Escola Zacarias de Assunção (Rua Barão de Mamoré S/N). Já no domingo a ação será no Benguí, na Escola Municipal Walter Leite (Travessa Quatro, 72) e em Marituba, na Escola Dom Calábria (Rua sexta, 576). Com horário de 8h às 13h.
Cadastro Pessoas com Deficiência
A partir desse final de semana, durante as ações do Ter Saúde, a Sespa também realizará cadastro de pessoas com deficiência, moradores dos bairros atendidos pelo TerPaz, para receberem cadeiras de rodas e emitirem documentos. “Vamos oferecer também a emissão do Passe Livre para pessoas com deficiência, que podem usar em viagens intermunicipais, além de um cadastro para a aquisição de cadeiras de rodas, basta levar um laudo médico, o cartão SUS, comprovante de residência e documento de identificação para ambos os serviços”, contou Alessandra.
Outra novidade é a inclusão das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), que são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.
A ideia é acolher pacientes que estão se recuperando de sequelas da Covid-19, principalmente devido a depressão e ansiedade. Assim como palestras preventivas de Saúde Bucal e orientações para frisar o Pacto da Mortalidade Materna com trabalho de rodas de conversa para mulheres e, quando necessário, encaminhamento para exames especializados como mamografia e o exame preventivo do câncer de colo uterino (PCCU).
Atendimento odontológico
Estudantes acadêmicos de odontologia vão reforçar o atendimento nas ações do TerSaúde. São 9 alunos de Odontologia da Universidade da Amazônia (Unama) que realizaram um processo seletivo, prático e teórico, para a participação de um estágio monitorado durante as ações. Assim como a participação de residentes da Universidade Federal do Pará (UFPA), da área da Saúde Coletiva e também Odontologia.
Por Paulo Garcia (SEAC)