Por Camila Botelho (SEDAP)Denominado de Cantinho Verde, projeto incentiva o cultivo de horta e o zelo pela escola

A moradora Elma do Socorro, do município de Marituba, se emociona ao falar da sua participação no Cantinho Verde, entregue nesta sexta-feira (13), na Escola Municipal Maria de Fátima Ferreira. Ela, a exemplo de outros pais, funcionários e alunos da instituição, incentivam os filhos e alunos a utilizarem na prática o conhecimento que aprendem sobre a convivência entre o meio ambiente e o zelo pela escola. O Cantinho Verde integra o projeto Asas Verde, desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), através do programa TerPaz, do Governo do Pará. É um espaço criado dentro das escolas e que visa não só oferecer à comunidade um contato mais de perto com a natureza, como também servir para o estudo do meio ambiente na prática.Elma do Socorro é mãe de três filhos e disse que a ação trouxe benefícios para ela e para os alunos. “Eu, como mãe e como funcionária da escola, vejo no dia a dia a importância dessa área verde aqui. Nós incentivamos os alunos a plantar e regar. Eles trazem semente e ainda levam para a casa deles também onde plantam e aprendem. Isso tem sido muito benéfico para mim e meus filhos”, ressalta a moradora que informou, ainda, que tem uma filha de 9 anos que já tomou gosto pela prática.

A Escola Maria de Fátima é a terceira a ganhar o seu espaço de convivência socioambiental. Semana passada, a Escola Fazendinha Esperança, também em Marituba, passou a contar com um semelhante. Em fevereiro deste ano, o primeiro Cantinho Verde foi entregue na escola José Valente Ribeiro, no bairro da Cabanagem. 

“O Cantinho Verde aqui está vinculado à praça e à horta escolar, com a finalidade de trabalhar a educação ambiental com a escola e a extensão com a comunidade. Em Marituba, trabalhamos os quintais produtivos com as famílias e estimulamos a geração de renda. Isso é inserção do homem na valorização da sociedade, da cultura e da educação ambiental”, ressaltou a diretora da Agricultura Familiar da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Antônia Aleixo, que representou o secretário Hugo Suenaga na programação, a quem ressaltou o apoio para a implementação do Projeto Asas Verde. 

Além da Sedap e Emater, outros órgãos fazem parte do grupo e contribuem para a instalação desses cantinhos: a Secretaria de Estado de Articulação e Cidadania (Seac), a Semas, além da parceria com as próprias escolas e comunidades e a Polícia Militar do Pará.

A assessora técnica Emater, Ana Lima, que representou a presidente Cleide Amorim, ressaltou a importância do trabalho integrado entre os órgãos e a participação da comunidade na revitalização do verde realizado na escola. Lembrou que a Emater e Sedap contaram com o apoio em especial da direção da instituição e dos pais para montar o espaço.

A diretora da escola, Ruthe Nascimento, disse que a parceria com a Sedap e Emater foi muito importante para a concretização do espaço de convivência da escola. Ressaltou a participação dos pais, professores, servidores e alunos da instituição, que trabalharam ativamente no projeto. Ela informou que a escola tem 545 alunos em três turnos: do fundamental menor até a educação de jovens e adultos.

Além do Cantinho Verde, a escola ganhou uma praça de convivência e uma horta composta também de plantas medicinais.

*Texto: Rose Barbosa/Ascom Sedap.