COVID-19
No sábado e domingo, equipes da Sespa vão oferecer a testagem a quem não conseguiu fazer o procedimento durante a semana.
Neste final de semana - sábado (29) e domingo (30) -, o Projeto “TerSaúde”, realizado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em bairros atendidos pelo Programa Territórios Pela Paz (TerPaz), será voltado para a “Ação Covid”, com testes e orientações sobre a doença.
As atividades do sábado ocorrerão na Usina da Paz da Cabanagem e na Escola Barão de Igarapé-Miri, no bairro do Guamá, ambas em Belém. No domingo, os atendimentos serão na Escola Padre Benedito Chaves, no Jurunas, e na Escola Dom Calábria, no município de Marituba, na Região Metropolitana de Belém. Em todos os locais, os atendimentos serão oferecidos das 8 às 13 h.A testagem é indicada a partir de 48 horas após o surgimento dos primeiros sintomas respiratórios. Foto: Alex Ribeiro / Ag. Pará
“O objetivo é oferecer essa alternativa para as pessoas aos finais de semana, para que tenham acesso a testes para detecção de Covid. Assim, o projeto é desenvolvido dentro das ações do TerPaz para dar vazão às demandas durante a semana, que são realizadas por outros polos de testagem implantados pelo governo do Estado”, explicou a coordenadora da Sespa no TerPaz, Alessandra Amaral.
Ainda segundo a coordenadora, a expectativa é que mais pessoas sejam atendidas e testadas, para que saibam das suas condições sorológicas. Em três anos de realização do TerPaz, é a terceira vez consecutiva que a Sespa muda o perfil de atendimento para oferecer, temporariamente, somente testagens e orientações para Covid-19 à população dos bairros atendidos pelo programa.
O titular da Sespa, Rômulo Rodovalho, destacou que com a “Ação Covid” o TerPaz é mais uma opção que o governo do Estado oferece à população para que tenha acesso aos testes, sobretudo para aqueles que não tiveram oportunidade de fazer o procedimento durante a semana.
A indicação é para que a testagem seja feita a partir de 48 horas após o surgimento dos primeiros sintomas respiratórios. Caso seja positivo para Covid-19 no teste de antígeno, cujo resultado sai na hora, a equipe de Vigilância Epidemiológica do município será acionada pela Sespa, para que sejam providenciadas ações de investigação, com o monitoramento do paciente e dos seus contatos.Governo continua investindo na testagem da população para conter a terceira onda de Covid-19 no Pará. Foto: Alex Ribeiro / Ag. Pará
Dessa forma, o paciente será submetido à nova coleta de Swab para realização do RT-PCR, que permite o sequenciamento genético para pesquisa de novas variantes.
Estratégia - As testagens também se somam às outras estratégias que o governo estadual realiza para conter a terceira onda de Covid-19 no Pará, como a intensificação da vacinação e o aumento da fiscalização de estabelecimentos quanto à exigência do passaporte vacinal e às normas de higiene.
“Mesmo com o avanço da vacinação, a pandemia ainda não acabou, e é essencial que todos continuem mantendo os protocolos de segurança, a higienização das mãos e o uso correto da máscara, e mantendo o distanciamento social”, destacou Rômulo Rodovalho.
Serviço: Ação Covid no Projeto Ter Saúde.
Sábado, 29/01, das 8 às 13h.
Locais:
1 - Usina da Paz da Cabanagem - Avenida Damasco, n° 37, bairro da Cabanagem, Belém. Com distribuição de senhas.
2 - Escola Barão de Igarapé-Miri - Passagem Barão de Mamoré, n° 767, bairro do Guamá, Belém. Com distribuição de senhas.
Domingo, 30/01, de 8 às 13h.
Locais:
1 - Escola Padre Benedito Chaves - Rua dos Mundurucus, n° 760, bairro do Jurunas, Belém.
2 - Escola Dom Calábria - Rua Sexta, n° 576, bairro Nova União, em Marituba.
Por Mozart Lira (SESPA)
Por Carol Menezes (SECOM)
Projeto ajudou a salvar vidas ao tratar, de maneira precoce, os principais sintomas do novo coronavírus.
Ainda que em menor quantidade, a população buscou os serviços da Policlínica Itinerante neste domingo (30), último dia de atividades do projeto, após quatro meses, 89 municípios percorridos e mais de 111 mil atendimentos feitos. Durante o fim de semana, escolas nos bairros do Icuí-Guajará, Cabanagem e Jurunas, na Região Metropolitana de Belém, e também no município de Bragança, no nordeste paraense, ofereceram testes rápidos de Covid-19, PCR, HIV, Sífilis e hepatites B e C, além de consultas médicas.
O autônomo Márcio Arruda, morador de Ananindeua, buscou a Escola Maria de Nazaré Marques Rios, no Icuí, para fazer o teste e saber se o que teve há pouco tempo foi mesmo o novo coronavírus. "Meu concunhado me contou que estavam fazendo o teste rápido, e eu vim. Passei pela triagem e fui bem atendido", contou. A serviços gerais Nete Souza aproveitou o dia de folga para também ser testada. "Não só eu, mas muitos moradores precisam fazer esse exame, e às vezes não tem como. Meu marido veio ontem, eu vim hoje e estou muito grata", confirmou.
A diretora da Escola Marques Rios, Nazaré Teixeira, destacou a possibilidade de serem feitas outras testagens além da de Covid. "É um prazer receber um projeto de governo que é de saúde", avaliou. Por conta da pandemia, a maior parte das ações do Programa Territórios pela Paz (TerPaz) acabaram suspensas no bairro. "Por isso, ter a Poli Itinerante aqui é muito bom, e muita gente procurou. Em um bairro carente como o Icuí, toda ação social é bem vinda", reforça João Jorge Moscoso, que coordena o TerPaz na área.
Redução - Na Escola José Valente Ribeiro, na Cabanagem, o movimento foi tranquilo durante o domingo. De acordo com Cristiana Huhn, que coordenou as atividades da Poli Itinerante no local, a procura vem diminuindo já há semanas. "A gente oferece consultas com médicos a pacientes com sintomas leves e moderados, além dos testes rápidos. Temos recebido poucos pacientes e a maioria assintomáticos. Acreditamos que já diminuiu bastante o contágio na RMB", justifica.
A coordenadora do projeto Policlínica Itinerante, Alessandra Amaral, explica que o encerramento das atividades não significa que os cuidados devem ser deixados de lado, tampouco que o Estado não continuará firme no combate à doença. "O governo cumpriu com a missão de salvar vidas. Saímos com a sensação de dever cumprido. Tratamos com medicamento e sobretudo de forma humanizada, todas as equipes se empenharam muito nisso", reconhece.
"Já vínhamos estudando há mais de 15 dias esse cenário de diminuição, e estamos parando no momento certo, mas os cuidados precisam continuar: máscara, álcool em gel, lavar as mãos com frequência, cuidar da higiene bucal. E o Estado vai continuar no apoio", conclui Alessandra.
Atendimento para casos leves e moderados de Covid-19 segue até dia 23 de agosto na Escola Estadual Dom Calábria, na rua Sexta, no bairro Nova União, das 8h às 16h30.
A Policlínica Itinerante segue com o calendário de ações nos bairros atendidos pelo programa Territórios Pela Paz (TerPaz), do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa). Os serviços de atenção à saúde começaram hoje (19) e seguem até o dia 23 no bairro Nova União, em Marituba, Região Metropolitana de Belém (RMB). Moradores com sintomas leves e moderados da Covid-19 podem procurar a unidade instalada na Escola Estadual Dom Calábria.
Dona Clenilda Marques, de 45 anos, há três dias sentindo febre, dor no corpo e falta de ar procurou o atendimento médico da Policlínica. “Essa ação veio em boa hora, estou com esses sintomas e ando preocupada, ia ser muito ruim me deslocar para outra cidade para me consultar, agora pude fazer aqui no meu bairro”.
A moradora Lucivane Oliveira, de 39 anos, aprovou o atendimento. “Cheguei e fui logo atendida, a equipe é muito atenciosa, eu estou com um cansaço e dor no corpo, então aproveitei para fazer os exames e ter uma orientação”.
A estrutura do atendimento da Policlínica Itinerante é idêntica a de outros bairros por onde o serviço do governo estadual já assegurou cuidados e prevenção à saúde de milhares pessoas. “Estamos levando uma triagem com técnicos de enfermagem para verificar a pressão arterial, oxigenação do sangue, temperatura e glicemia de cada paciente, encaminhando para o atendimento médico para, se necessário, fazer exames complementares como tomografia, testes rápidos e medicamentos”, contou Alessandra Amaral, coordenadora da Policlínica Itinerante.
Auro Bastos de 80 anos, por exemplo, precisou fazer exames. “Fui encaminhado para os exames, acabei de fazer e estou aguardando o resultado, muito boa essa ação, daqui já vou sair com a medicação necessária”, explicou seu Auro.
Os pacientes também recebem orientações dos profissionais de saúde e a entrega de kits de higiene bucal. A Policlínica Itinerante atende em Belém, nos bairros da Cabanagem e Jurunas, e no interior do Estado. Clique aqui para saber mais detalhes.
SERVIÇO
Em Marituba, o atendimento será realizado até o dia 23 de agosto, na Escola Estadual Dom Calábria, na rua Sexta, 576, no bairro Nova União, de 8h às 16h30.
Na Cabanagem e no Jurunas prossegue atendimento até o final do mês. Já na Terra Firme, as ações serão realizadas até 16) de agosto.
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), continua as estratégias de combate à Covid-19. Desde o início de agosto foram instalados dois pontos fixos da Policlínica Itinerante nos bairros Cabanagem e Jurunas, em Belém, atendidos pelo programa estadual Territórios Pela Paz (TerPaz). A ação visa atender pacientes com sintomas leves e moderados da doença.
A ação será ampliada para outros bairros do TerPaz. É o caso da Terra Firme, que iniciou o atendimento na última quarta-feira (12). “A população, agora, conta com os serviços da Policlínica Itinerante em três bairros atendidos pelo TerPaz. Percebemos que a procura tem sido grande, principalmente na Terra Firme, que iniciou esta semana. Amanhã também vamos oferecer, além das ações do combate à Covid-19, atendimento especializado com clínico geral, pediatra e ginecologista, além das vacinas contra Influenza e a Tríplice Viral, e testes de IST (Infecção Sexualmente Transmissível), sífilis e hepatites aos moradores da Terra Firme”, informou Alessandra Amaral, coordenadora da Policlínica Itinerante.
Ainda segundo a coordenadora, o trabalho descentralizado da Policlínica Itinerante está sendo fundamental no tratamento da Covid-19. “É um serviço de extrema importância para garantir o atendimento aos casos leves e moderados, nos permitindo evitar o agravamento dos casos”, ressaltou.
É o caso de Maria Damião de Sousa, 66 anos, que compareceu ao atendimento na Terra Firme por se sentir indisposta. “Estou muito cansada e com coriza. Soube da ação por familiares e aproveitei para me consultar”, disse Maria Damião, que aprovou o atendimento. “Fui bem acolhida, tanto pela parte da triagem como pelos médicos que me atenderam. Vamos ter fé que esse tempo ruim vai passar”, disse ela.
Funcionamento – Os pacientes passam por triagem e, após a avaliação com enfermeiros, são encaminhados para consulta com os médicos que, dependendo de cada caso, solicitam o exame PCR para detectar a presença do vírus no organismo do paciente, exames laboratoriais e de imagem, com resultado disponível em pouco tempo.
O próximo bairro atendido pelo TerPaz a receber as ações da Policlínica Itinerante será Nova União, em Marituba, município da Região Metropolitana de Belém. As ações serão iniciadas em 19 de agosto.
O atendimento da Policlínica Itinerante é realizado todos os dias, das 8 às 16h30.
Locais:
- TerPaz Cabanagem: Escola José Valente Ribeiro, na Estrada do Benjamin, s/n, e TerPaz Jurunas: Escola Camilo Salgado, na Avenida Roberto Camelier, 823. Nos dois locais o atendimento prossegue até 31 de agosto.
- TerPaz Terra Firme: ações realizadas até o próximo domingo (16), no Polo ParáPaz, no Campus III da Universidade Federal do Pará (UFPA), localizado na Avenida Tucunduba, nº 01.
A lista completa de outras regiões atendidas pela Policlínica Itinerante clique aqui.
Triagem humanizada auxilia na classificação dos sintomas para direcionar a conduta adequada conforme o quadro.
Quase um mês após começar a receber exclusivamente pacientes com sintomas da Covid-19, o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), em Icoaraci, distrito de Belém, contabilizou, até esta quinta-feira (28), mais de 28.932 atendimentos e 509 altas de pacientes. Com triagem humanizada, a Unidade conta diariamente com equipes da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e da Fundação Parapaz durante o acolhimento.
Um dos hospitais referenciados para internação de casos graves, desde o dia 30 de abril, o HRAS passou a funcionar de portas abertas, quando o paciente pode ir direto ao local em busca de ajuda médica, sem precisar de encaminhamento. O pronto-socorro da Unidade conta com 319 leitos, 101 de UTI.
Eno Nascimento, técnico em design gráfico e morador do bairro do Curió-Utinga, em Belém, ficou internado durante cinco dias na Unidade e reconhece o apoio dos profissionais durante o momento complicado que passou. “São profissionais que estão trabalhando incansavelmente para salvar vidas. Agradeço a equipe, sou imensamente grato. Eu venci a Covid e muitos outros vão vencer também”, disse emocionado.
Acolhimento – Durante a triagem realizada por equipes da Sespa e da Fundação Parapaz, as pessoas são levadas até uma tenda, onde é verificada a oxigenação do sangue e feita a categorização dos quadros clínicos (baixa ou média complexidade). Também são distribuídas máscaras novas para substituir as usadas ou proteger quem não tem.,
“Foi um grande desafio para a Unidade a mudança no perfil de atendimento, mas conseguimos superar isso e hoje nós focamos no atendimento humanizado, que é realizado em todas as áreas do hospital. A gente trabalha pensando no paciente como sendo um familiar”, explanou Alex Marques Cruz, diretor do Abelardo Santos.
Cruz reforça, ainda, que o atendimento se mantém da mesma forma: “na triagem inicial, quando o paciente é direcionado para o ambulatório ou pronto-socorro e, dependendo da situação, faz exames, recebe remédio ou vai para internação”, finaliza.
A média diária de atendimento no Abelardo Santos é de 1.800 pessoas. Ainda no estacionamento do Hospital, onde ocorre essa triagem, foram instaladas mais três unidades móveis de saúde que integram as ações do Programa Territórios pela Paz (Terpaz) e Sespa.