Durante o encontro, gestores alinharam os serviços e projetos das secretarias e fundações participantes do TerPaz que serão oferecidos, em breve, à população nas UsiPaz

Representantes da Câmara Técnica Intersetorial do programa estadual Territórios pela Paz (TerPaz) e da Diretoria da Usinas da Paz, da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac) se reuniram, na manhã desta sexta-feira (16), no auditório da Casa Civil, em Belém, para dar seguimento ao plano de serviços que serão implementados nas Usinas da Paz da região metropolitana de Belém e região sudeste do Estado.

“Estamos organizando, junto as secretarias e fundações, desde novembro de 2020, os serviços públicos que serão disponibilizados nas USIPAZ, sempre destacando o caráter definitivo, permanente, orgânico e estratégico desses serviços, cuja responsabilização institucional é das secretarias fundações e órgãos. A definição e diretriz traçada pelo governador Helder Barbalho tem sido a de entrar nos Territórios e permanecer, não sair, não frustrar a expectativa das comunidades locais dos Territórios. Decorre dessa determinação governamental que as secretarias e órgãos do estado devem instalar ‘postos’ definitivos de atendimento, para o que devem organizar toda a infraestrutura necessária para seu funcionamento. Recurso humanos, orçamentários e financeiros, logísticas, insumos, por exemplo, foi isso que verificamos em detalhes na reunião de hoje”, comentou Julio Alejandro Quezada Jélvez, coordenador da CTI e diretor geral do Núcleo de Relações Institucionais da Seac.

Com previsão para serem entregues já neste segundo semestre de 2021, as UsiPaz terão complexos esportivos, salas de audiovisual, espaços de inclusão digital e vários serviços que serão oferecidos gratuitamente à população dos territórios do TerPaz: Cabanagem e Benguí, em Belém, no Icuí-Guajará, em Ananindeua e Nova União/São Francisco, em Marituba, além das cidades de Parauapebas e Canaã dos Carajás, na região sudeste do Estado. Assim como nos territórios do Guamá, Jurunas/Condor e Terra Firme.

Serão ofertados diversos serviços do Estado como atendimento médico e odontológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, ações de segurança, capacitação técnica e profissionalizante, espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade. Também haverá espaços para cursos livres e de dança, teatro, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca.

O diretor das Usinas da Paz, Coronel Marcos Lopes, apresentou o cronograma de entrega das Usinas e reforçou a importância da integração das secretarias para a realização desse grande projeto do Governo do Estado. “Nós estamos praticamente numa culminância para a inauguração das Usinas, todo aquele trabalho que nós estamos realizando há dois anos e meio, desde o início, procurando terreno, começando as construções e as relações com as secretarias. Isso foi avançando e agora já é possível visualizar a data exata da entrega dessas usinas pelo vale. A Vale vai nos entregar a Usina da Cabanagem em setembro e Icuí, também em setembro de 2021. E para isto, a reunião com as secretarias que compõe o TerPaz é de fundamental importância para que cada uma analise o seu espaço e verifique se há a necessidade de complementação de equipamentos, de material e acompanhar daqui para frente a evolução das obras e a montagem dos seus serviços, a área da biblioteca, da saúde, de modo que a gente possa ter em setembro essa usina completamente montada e pronta para receber a população”, disse.

 

Por Paulo Garcia (SEAC)