SAÚDE ANIMAL 12/04 12h14

A ação garante castração gratuita de cães e gatos para tutores em situação de vulnerabilidade socioeconômica que moram no entorno das Usinas.

Foto: Felipe Lemos / Nucom Seac

Nesta quarta (5) e quinta-feira (6), será realizado, na UsiPaz Cabanagem e na UsiPaz Padre Bruno Sechi, no Bengui, em Belém, o cadastro para o programa Pará Pet, que garante gratuitamente a castração de cães e gatos aos tutores em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O programa é uma iniciativa desenvolvida pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), em parceria com a Fundação ParáPaz.

A ação de cadastramento será realizada a partir das 9h, em ambos locais e dias. Podem participar moradores do entorno dos complexos e que não têm condições de arcar com os custos da cirurgia de castração. 

Foto: Felipe Lemos / Nucom Seac

Nesta primeira etapa, durante o cadastro, é necessária a presença do animal, para a realização de exames pré-operatórios, os quais definirão se eles estão aptos ao procedimento. A recomendação é que o animal tenha entre 6 meses e 5 anos, peso acima de 1 kg para os felinos e 1,6 kg para os caninos, além de apresentar uma boa condição de saúde. Em caso de esterilização de fêmeas, elas não podem estar em período gestacional.

A ação é uma medida segura e eficaz de controle populacional de cães e gatos e traz inúmeros benefícios para a saúde dos pets, aumentando sua expectativa de vida. Assim, a iniciativa também proporciona cidadania para os moradores dos bairros e contribui para a saúde pública.

Serviço

Cadastramento do programa Pará PetFoto: Felipe Lemos / Nucom Seac

UsiPaz Cabanagem - Avenida Damasco, n° 47, próximo à Estrada do Benjamin, bairro da Cabanagem, em Belém

UsiPaz Pe. Bruno Sechi - Estrada do Bengui, S/N, ao lado do Pátio de Retenção do Detran, no bairro do Bengui, em Belém

Dias 5 e 6 de abril, a partir das 9h, com vagas limitadas e por ordem de chegada

Os responsáveis pelos animais precisam apresentar cópias do RG, CPF, comprovante de residência atualizado (até 90 dias), cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e Número de Identificação Social (NIS) atualizado. Será efetuado o cadastro de somente um animal por CPF.

Texto: Aline Seabra / Nucom Seac

 


SAÚDE ANIMAL 27/03 16h31

Ação contou com atendimento veterinário para animais para tutores que não têm condição de pagar pelo serviço.

Foi realizada na manhã deste sábado (18) mais uma edição do Programa "Pará Patas", desta vez na UsiPaz Terra Firme, em Belém. A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), visa buscar, através da qualidade de vida do animal e do humano, a cidadania, por meio da prevenção e o controle de enfermidades para os territórios.

Foto: Marcelo Seabra / Ag. Pará.

A médica veterinária Itaiara Santos Pinheiro, que estava participando dos atendimentos a cães e gatos, destacou a importância da saúde animal para a população. “Hoje em dia, os animais fazem parte da família, então, existe todo um carinho e amor envolvido. Além disso, tem a saúde pública, já que através dos atendimentos e da vacina, evitamos zoonoses, que podem ser transmitidas ao ser humano”, disse.

Foto: Marcelo Seabra / Ag. Pará.

Uma das principais queixas feitas pelos moradores do bairro da Terra Firme são as doenças dermatológicas. “Cerca de 70% dos atendimentos que recebemos são problemas de pele. Isso é devido as pessoas não terem informação de cuidados animais, darem o próprio alimento para o animal, fazendo com que eles tenham reações dermatológicas. Além disso, também podem ser provocadas por fungos que acabam sendo contagiosos e prejudicando não só seres humanos, como também outros animais”, explicou a médica veterinária.

O coordenador do curso de Medicina Veterinária da Unama Parque Shopping, Pedro Barrozo, estava supervisionando a atuação dos alunos do curso que estavam dando orientações e conscientizando a população acerca da importância da vacinação e entregando folders informativos sobre cuidados com os animais. “É preciso ter responsabilidade ao adotar um pet e muitas vezes a população não tem informações básicas sobre esses cuidados. Os alunos também estão conscientizando sobre a importância da vacinação para os animais”, esclareceu.

Foto: Marcelo Seabra / Ag. Pará.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil registra cerca de 500 mil notificações, anualmente, relacionadas a agravos provocados pela raiva e a maioria é causada por cães e gatos. Durante a ação, foram feitas 400 aplicações de vacinas antirrábica e 120 atendimentos para cães e gatos. O programa, que conta com parceria da Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa) e da Universidade da Amazônia, ofereceu também com orientações de cuidados básicos e da saúde com os animais de estimação.

De acordo com o secretário de Cidadania Igor Normando, o programa tem como objetivo assegurar a saúde animal da população de baixa renda. “O Pará Patas permite que essas famílias tenham acesso a serviços de saúde animal de qualidade sem custo, evitando que seus animais de estimação adoeçam. Além disso, a iniciativa promove a conscientização sobre a importância do cuidado animal e da prevenção de doenças, ajudando a melhorar a qualidade de vida dos animais e a saúde pública, em geral”, explicou Normando.

Foto: Marcelo Seabra / Ag. Pará.

O morador Manoel da Paes Cunha trouxe sua gata, Poliana Moça, para vacinar, e saiu alegre do complexo. “Achei excelente o atendimento. Tenho deficiência e faço tratamento, os profissionais que estão aqui me atenderam rápido e não tive prejuízos. Para mim esse programa tem nota 10”, comemorou Manoel.

Já a tutora da cadela Kiara, Nira Martins, levou um certificado de coragem para casa por conta do comportamento de sua cadelinha durante a aplicação da vacina. “Ela é muito educada. Não chorou e nem reclamou, se comportou direitinho para a médica aplicar a vacina”, contou orgulhosa a tutora.

Foto: Marcelo Seabra / Ag. Pará.

Quem também saiu satisfeito foi o morador do bairro, João Paulo Lobato, que foi vacinar e fazer atendimento médico para seu pet. “Estamos bem servidos. Nem todo mundo tem condições de pagar por serviços como esse, e o Pará Patas deu essa oportunidade para todos nós, moradores do bairro, é gratificante. As pessoas são muito atenciosas aqui”, disse João Paulo.

Serviço: O programa "Pará Patas" segue com a ação no próximo sábado (25), das 9h às 12h, na UsiPaz Professor Amintas Pinheiro, localizada na Estrada do Icuí-Guajará, esquina com a Av. Independência, em Ananindeua. O atendimento será gratuito e feito por ordem de chegada.

Texto: Aline Seabra/Nucom Seac


SAÚDE ANIMAL 27/03 16h06

Na próxima quarta-feira (22), está previsto um novo mutirão de cadastro nas UsiPaz Jurunas/Condor.

Entre latidos e miados, o governo do Estado, por meio da Fundação ParáPaz e da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), retomou os atendimentos referentes ao programa “Pará Pet”, que garante gratuitamente a castração de cães e gatos aos tutores em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A iniciativa aconteceu nas dependências da UsiPaz Jurunas/Condor, na manhã de quarta-feira (15), em Belém.

Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará.

Primeiramente foi feito o cadastro e após esse primeiro atendimento os tutores aguardavam para a realização dos exames pré-operatórios nos bichinhos, onde passaram pela anamnese, exames físicos e laboratoriais para, então, dependendo dos resultados, os aptos serem encaminhados à cirurgia, já que existem várias recomendações para o procedimento. 

Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará.

Naiara Siqueira, 34 anos, contou que sua outra gata já havia sido castrada através do “Pará Pet” ano passado e ocorreu tudo bem e, hoje, ela levou o “Léo”, um felino cinza, bem peludo e bem cuidado e estava ansiosa com os resultados, pois está desempregada e sem condições de arcar com o valor do procedimento.

“É uma grande oportunidade para que, quem não tem condições e eu me sinto privilegiada. Tenho quatro fêmeas e dois machos em casa e cuido como família mesmo, mas agora não posso cuidar de mais gatos e por isso me preocupo com eles”, disse Naiara.

Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará.

Compromisso - Na ocasião, foi assinado o Termo de Cooperação entre Fundação ParáPaz e Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac) para a execução contínua do serviço à população, já que a ideia é que chegue em todas as regiões do Pará, somando 30 mil castrações por ano, como ressaltou Igor Normando, secretário da Seac.

“É um programa que marca, historicamente, a proteção animal no nosso Estado e o maior programa de castração animal do Norte do Brasil. Estamos mostrando que animal é um ser vivo, que merece respeito, merece viver com dignidade e merece política pública, sim! Tenho certeza que vamos fazer um grande trabalho, não só a Seac como outros órgãos do governo que queiram integrar essa luta em defesa dos animais”, enfatizou o gestor.

Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará.

Segundo Alberto Teixeira, presidente da Fundação ParáPaz, o trabalho integrado é essencial para o sucesso do programa e ressaltou, ainda, sobre a importância da castração para a saúde pública. “Há várias vantagens na castração. Além da prevenção de zoonoses, ajuda no controle da superpopulação animal. Vamos trabalhar, juntamente com a Seac, para que muitas pessoas sejam beneficiadas com a execução do programa”.

Enquanto brincava com seu cão, de nome “Marley”, a dona de casa Jandaia Pereira, de 57 anos, pontuou que a iniciativa contribuirá para a diminuição do abandono de animais nas ruas, já que a castração previne doenças e controla o nascimento desordenado. “Quando o cachorro desenvolve uma doença ou engravida, às vezes são descartados por falta de dinheiro para o remédio e até mesmo de não quererem criar mais cachorro em casa, porque é um gasto. E com eles castrados é mais difícil, não tem desculpa.”, disse.

Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará.

Serviço - Os animais aptos passarão pela cirurgia na quinta-feira, sexta e sábado (16, 17 e 18), seguindo agendamento da empresa responsável pelo procedimento. Na próxima quarta-feira (22), está previsto um novo mutirão de cadastro nas UsiPaz Jurunas/Condor (Trav. Quintino Bocaiúva, S/N); UsiPaz Terra Firme (Passagem Belo Horizonte, 56) e UsiPaz Guamá (Av. Bernardo Sayão, 4783). A partir das 9h.

Texto: Nathalia Mota (Ascom ParáPaz)