DIA DA MULHER 09/03 09h22

A rede de mulheres conecta o Estado com as necessidades de cada comunidade, contribuindo para políticas públicas que atendem às demandas dos moradores

O Programa “Territórios Pela Paz” (TerPaz), executado pelo Governo do Pará desde 2019, conta com uma rede de apoio nos sete bairros onde está instalado na Região Metropolitana de Belém. Grande parte dessa rede é formada por mulheres que, com muita determinação, têm a importante função de conectar o Estado com as necessidades sociais de cada comunidade, dando origem a políticas públicas essenciais às demandas dos moradores.

A secretária Rosilda Corrêa, moradora do bairro do Jurunas há 50 anos e líder comunitária, ressaltou a importância de mais mulheres assumirem funções de protagonismo em todos os âmbitos sociais. “A importância da liderança de uma mulher é a facilidade de comunicação para envolver a comunidade. Nós, mulheres, sabemos as dificuldades que passamos e as barreiras que enfrentamos no dia a dia”, disse Rosilda.

Ao lado de outras lideranças femininas, como Enedina do Socorro, representante do Centro Comunitário Limoeiro, e Joana Matos, do Centro Comunitário Paulo Roberto, ambos no mesmo bairro, Rosilda Corrêa trabalha para condensar as demandas e levá-las às equipes do TerPaz para serem atendidas. São mulheres que ajudam o Estado e suas comunidades a escrever uma nova realidade para cerca de 60 mil moradores do Jurunas, um dos bairros mais populosos de Belém.

Transformação - A alguns quilômetros de distância do Jurunas, o bairro da Terra Firme já foi conhecido “como zona vermelha”, uma área de grande periculosidade. Hoje, é mais um celeiro de talentos revelados em vários setores. Lá também há mulheres no comando dessa transformação. A professora Rozineide Ferreira de Miranda é uma das lideranças que atuam nas ações do TerPaz na Terra Firme. Segundo ela, o trabalho é estar lado a lado com quem mais precisa de atenção. “Minha função é, junto com o movimento, fazer a escuta da comunidade e a luta por melhorias no que diz respeito a saneamento, habitação, educação e saúde. Dentro do Terpaz sou voluntária, contribuindo por meio do diálogo, levando as demandas da comunidade até o programa”, informou.

Com a ajuda de outras líderes, como Fátima Santana, Isabel Carvalho, Lilia Melo e Ana Luísa, a educadora mantém a luta contra o patriarcado e o machismo, para que todas sejam protagonistas de suas histórias.

Longa caminhada - Elas sabem que a valorização da mulher e a igualdade de direitos ainda são temas que precisam evoluir dentro das comunidades. Para isso, o TerPaz executa ações que já beneficiam 72% do público formado por mulheres, com o devido espaço no programa.

“Muitas mulheres que passam por violência sequer sabem que aquilo é violência. O programa possui essa fase de consciência, de despertar, que a gente levou através de ações que são muito interessantes, porque a gente se dá conta do quanto isso ainda é um tabu dentro da sociedade, e quanto ainda falta avançar. A gente leva esse diálogo para dentro das periferias”, explicou Juliana Barroso, diretora-geral do Núcleo de Cidadania da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac). Além do diálogo, o TerPaz também leva medidas práticas que incentivam a independência financeira da mulher, como cursos de empreendedorismo, linhas de crédito, mentorias e orientação sobre como usar esse crédito.

“É tudo muito complexo quando se fala da periferia. Há carência de políticas públicas, mas quando obtivemos resultados é muito gratificante”, disse Rozineide, para quem as mulheres “sejam protagonistas de suas histórias. Que vivam e sejam felizes do jeito que escolherem”.

Texto: Raiana Coelho - Ascom/Seac

Por Governo do Pará (SECOM)


DIA DA MULHER 09/03 09h20

As carretas do TerPaz ofereceram serviços de saúde e estética, além de espaço para gastronomia e informática

 

Para homenagear o Dia Internacional da Mulher, o Governo do Pará, por meio da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), realizou nesta terça-feira (08), no Mercado Ver-o-Peso, em Belém, a ação “Mulher - Valorização e Cidadania das Mulheres”. Com diversos serviços oferecidos por quatro carretas do Projeto ”TerPaz - Formação Profissional”, a iniciativa foi voltada às comerciantes e visitantes do Ver-o-Peso.

A primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho, acompanhou as atividades de cada carreta. Segundo ela, “é muito importante a valorização da mulher. Por isso, a gente trouxe um mix de serviços, como atendimento à saúde, estética, gastronomia e informática, e nada melhor do que estar dentro da feira do Ver-o-Peso, comendo nosso peixe frito, feito pelas nossas boieiras. É com muita satisfação que o governo do Estado se faz presente, através desta ação, porque as pessoas querem isso, querem ser vistas, valorizadas e querem um governo presente, trazendo melhorias e qualidade de vida para a nossa gente”.


 

“Nós estamos aqui celebrando tudo isso, com as nossas carretas do TerPaz, em um local tão referencial e tão estratégico, do ponto de vista da cultura do Pará, que é o Ver-o-Peso, que não é apenas uma referência nacional e internacional em termos de turismo e comércio popular, mas também uma referência no sentido da organização popular. As carretas estão aqui, em parceria com os diversos movimentos locais do Ver-o-Peso, e fazendo sua estreia. Um momento muito significativo, não só pelo Dia da Mulher, mas também por essa parceria com as organizações populares de comerciantes e feirantes que atuam aqui no mercado”, destacou o titular da Seac, Ricardo Balestreri.


 

Em outras regiões - Foi a primeira vez que as carretas realizaram atividades em Belém. Em breve, vão ofertar esses serviços e cursos profissionalizantes em outras regiões do Estado. “Cada carreta tem a possibilidade de ofertar atividades como essas, de atender diretamente a população, mas também de oferecer cursos profissionalizantes. Este é o principal objetivo do projeto: formar pessoas profissionalmente, tanto nessas quatro carretas que estão aqui, da saúde, da estética, da informática e da gastronomia, quanto nas outras duas, da refrigeração e engenharia civil, que vão circular por toda Belém e em outras cidades do Pará”, informou o diretor do Projeto TerPaz Formação Profissional, Haelton Costa.

A ação contou com apoio das secretarias de Estado de Cultura (Secult), de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) e de Saúde Pública (Sespa).


 

“Hoje, a procura foi bem intensa. Desde cedo, as mulheres estão nos procurando com os seus filhos, e homens também estão participando. Nós divulgamos bastante esse evento, entregamos panfletos, falamos da importância de cuidar da saúde. E a gente trouxe os serviços conforme a demanda da população. Para esta ação, estamos com clínico geral, ginecologistas, dentistas, além de vacinação e triagem com enfermagem. Estamos também com as coordenações da Mulher, Oncológica e de Saúde Bucal, levando a prevenção, escovação e entrega de kits. É uma gama de serviços da saúde que apresentamos com qualidade, mas principalmente com muito amor, que é a marca do governo do Estado”, explicou a coordenadora da Sespa no TerPaz, Alessandra Amaral.
 

Saúde - A comerciante Valéria Regina tem um quiosque de comidas no Ver-o-Peso e aproveitou o atendimento de saúde. “Eu estava precisando muito de uma consulta, mas não tinha tempo por estar trabalhando no meu quiosque. Com essa ação aqui no mercado eu consegui, e foi rapidinho. Achei ótimo!”, afirmou.

Já a dona de casa Sérgia Santos estava de passagem e já ficou para a ação. “Eu desci aqui no Ver-o-Peso, vi essa ação e fiquei. Fiz uma consulta médica e estou aguardando um encaminhamento para fazer uns exames. Gostei muito dessa ação”, garantiu.

 


 

Culinária - Na carreta da Gastronomia, as boieiras do Ver-o-Peso foram convidadas a preparar alguns pratos regionais. “É muito gratificante pra gente essa oportunidade de divulgar o nosso trabalho, de incentivar as boieiras, que estão todos os dias aqui, na batalha. Isso nos fortalece demais. Eu só tenho a agradecer”, disse a comerciante Aldilene Sarmento.

Autoestima - Elas aproveitaram também o “momento para cuidar da beleza”, como definiu a dona de casa Lindalva de Souza. “Eu já queria mudar o visual, deixar ele mais curto. Fiquei feliz em participar dessa ação aqui no Ver-o-Peso. Vou passar o Dia da Mulher bonita, com novo visual”, disse Lindalva.

A autônoma Josivânia da Silva também aproveitou os serviços da carreta da Estética. “Eu só tenho a agradecer ao governo do Estado por essa iniciativa que está promovend, hoje, para nós mulheres. Que isso venha se repetir várias vezes. É muito gratificante. Acabei de fazer uma escova e hidratação para ficar ainda mais linda”, declarou Josivânia.

Por Paulo Garcia (SEAC)