Serviços itinerantes do TerPaz se estendem para novos pontos no Estado.

Foto: Divulgação

O tempo nublado e chuvoso não foi problema para a dona de casa Iracema Santos participar da ação de saúde do projeto TerPaz Itinerante, realizada na manhã deste sábado (29), em Outeiro, distrito de Belém. “Eu fiquei sabendo dessa ação e aproveitei para tomar a minha dose de reforço da vacinação contra a Covid-19. Muito bom ver que o governo está aqui, oferecendo esses serviços”, disse a moradora.

O TerPaz Itinerante é uma realização do Governo do Estado, por meio do programa Territórios Pela Paz e Secretaria de Saúde Pública (Sespa), que leva os serviços do TerPaz para novas regiões, além daquelas de abrangência tradicional do programa.

Foto: Divulgação

“Foi solicitado pelo governador que o TerPaz sirva complementarmente a novas demandas, através do seu programa de carretas itinerantes, e assim surgiu essa ação aqui no Outeiro. A gente trouxe a carreta da saúde com diversos serviços, por conta do acidente com a ponte, que acabou prejudicando o deslocamento das pessoas. O Governo veio até o distrito trazendo esse atendimento humanizado para dar assistência a essas pessoas e poder ofertar serviços tão importantes”, informou Alessandra Amaral, coordenadora da Sespa no TerPaz. 

Entre os serviços estão consultas médicas, verificação de PA, testes rápidos para Covid-19, Vacinas (Pfizer, AstraZeneca e CoronaVac), regulação (caso necessário) e atendimento de farmácia.

Foto: Divulgação

O aposentado Antônio Marques aproveitou para fazer um teste de Covid-19. “Nesta semana eu estava sentindo uns sintomas de gripe e dor de garganta, então vim aqui para fazer um teste de Covid e aproveitei para me consultar, atendimento excelente”, relatou o morador.

Os atendimentos da carreta do projeto “TerPaz Itinerante” estão sendo realizados em frente à Escola Estadual do Outeiro, localizada Rua Magalhães Barata, n° 37. No horário de 9h às 16h.

Por Paulo Garcia (SEAC)


Ação vai percorrer prioritariamente os municípios paraenses com menores coberturas vacinais 

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), inicia nesta quarta-feira (08), mais uma ação para ampliar a cobertura vacinal da vacina contra a Covid-19 no Pará. É a Vacinação Itinerante que começará pelo município de Marituba, onde a unidade móvel permanecerá até a quinta-feira.

Foto: José Pantoja/Sespa

A ação vai percorrer prioritariamente os municípios paraenses com menores coberturas vacinais e facilitar o acesso de quem ainda não tomou nem a primeira dose da vacina.

O secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, disse que apesar de a responsabilidade da execução da vacinação ser dos municípios, o governo do Estado tem trabalhado em diversas frentes para aumentar a cobertura vacinal contra a covid-19 no Pará. “Além de estarmos com vacinação no aeroporto internacional de Belém, nas ações de saúde e cidadania do TerPaz, na Usipaz, e agora com a Vacinação Itinerante, estamos dando suporte direto a 10 municípios prioritários (Altamira, Ananindeua, Cametá, Castanhal, Itaituba, Marabá, Redenção, Santarém, São Félix do Xingu e Tucuruí), que foram selecionados a partir da avaliação dos dados epidemiológicos e de cobertura vacinal”, enumerou o titular da Sespa.  

“Queremos reduzir cada vez mais a circulação do novo coronavírus no Pará e isso só é possível com a vacinação em massa da população”, afirmou o secretário. “Mas é importante também que os municípios continuem criando estratégias para vacinar a sua população”, alertou.

Foto: José Pantoja/Sespa

Capacitação - Com vistas à Vacinação Itinerante, a Sespa realizou, nesta terça-feira (07), na Escola Técnica do SUS (ETSUS), mais uma Capacitação em Vacinação para profissionais de saúde, que vão atuar nessa nova frente de vacinação contra a covid-19.

O treinamento foi ministrado pelas enfermeiras da Coordenação Estadual de Imunizações, Juliana Oliveira da Silva e Rosilene Carnevale, e contou com a participação de profissionais de saúde de diversas áreas, principalmente enfermeiros, farmacêuticos, cirurgiões-dentistas e técnicos em enfermagem, que vão se unir às equipes da Vigilância em Saúde.

Foto: José Pantoja/Sespa

Segundo a coordenadora da Vacinação Itinerante, Alessandra Amaral, essa é a segunda turma. “A primeira turma capacitada já está atuando na Usina da Paz e essa nova turma vai atuar na Vacinação por Todo o Pará, que começará pelo município de Marituba amanhã e quinta-feira. Já na sexta e sábado, a vacinação estará no município de Maracanã”, detalhou a coordenadora.

Entre os tópicos abordados na capacitação, Alessandra Amaral citou o armazenamento adequado, o manuseio correto de cada tipo de vacina, tempo para uso, contraindicações entre outros. “Na verdade, os profissionais já possuem experiência com campanha de vacinação, mas precisavam desse treinamento específico para trabalharem com as vacinas que protegem contra a covid-19, especialmente, a CoronaVac e Pfizer, que serão usadas nessa ação”, informou.

Foto: José Pantoja/Sespa

Alessandra Amaral informou, ainda, que, na Vacinação Itinerante, serão vacinados indivíduos, acima de 12, com primeira, segunda ou terceira dose que é a de reforço. “Vamos unir forças com os municípios para termos mais pessoas vacinadas no nosso estado, mais pessoas livres da doença ou que não desenvolvam a forma grave da Covid-19 e morram. Essa nova estratégia do governo, com certeza, vai alavancar o nosso índice de pessoas vacinadas no Pará”, afirmou.

Serviço: A Vacinação Itinerante vai funcionar das 8 às 17 h, na Praça Matriz de Marituba.

Por Governo do Pará (SECOM)