DOCUMENTOS
São disponibilizadas 50 senhas por dia, e o agendamento deve ser feito na coordenação da UsiPaz.
O posto de identificação da Polícia Civil do Pará na UsiPaz da Cabanagem iniciou, nesta última quinta-feira (13), o atendimento à população que procura o espaço para emitir o documento da carteira de identidade. O documento é essencial, inclusive, para obter outros benefícios disponibilizados pelo Governo do Estado. A PC disponibiliza 50 senhas, por dia, para a emissão do documento. No espaço, a Polícia Civil também ofertará o serviço de orientação sobre questões relativas à polícia judiciária.
O complexo de serviços gratuitos à população, que integra o Programa Territórios Pela Paz (TerPaz), resulta da parceria entre o governo estadual e a mineradora Vale.
O delegado-geral Walter Resende comentou sobre a importância do espaço e a atuação da PC no atendimento à população local. "As Usinas da Paz serão fundamentais para estabelecer a cultura de paz, com a oferta de ações de segurança pública, cidadania, capacitação profissional, lazer, cultura e uma série de outras oportunidades que são importantes no contexto de políticas públicas. Além da emissão de carteiras de identidade, vamos ofertar também o serviço de polícia judiciária", informou o delegado-geral.
A UsiPaz Cabanagem é a segunda entregue na Região Metropolitana de Belém – a primeira foi a do bairro Icuí-Guajará, em Ananindeua.
Modelo
O Programa Territórios Pela Paz se destaca como modelo de política pública pela articulação e inovação no Brasil, ao trabalhar pela redução da violência por meio da transformação social, tendo como diferencial um leque de ações integradas de secretarias e outros órgãos estaduais com instituições parceiras.
O prédio da Assistência, onde está o posto de identificação da Polícia Civil, possui 32 salas, enquanto o prédio da Usina conta com 19 salas. Esses ambientes são climatizados com sistema VRF moderno, que promove intensa renovação do ar. As instalações também são adaptadas para acesso de pessoas com deficiência.
Balanço
De acordo com o diretor de identificação da Polícia Civil, papiloscopista Jorge Almeida, são disponibilizadas 50 senhas por dia, e o agendamento deve ser feito na coordenação da UsiPaz.
"Nosso objetivo é atender o maior número de pessoas, já que a UsiPaz Cabanagem atende sete bairros de Belém. Nosso atendimento é bem dinâmico, tudo para que a emissão do documento seja efetivada no menor tempo possível", pontuou o diretor de identificação da Polícia Civil do Pará.
A UsiPaz da Cabanagem oferta mais de 80 serviços gratuitos, por órgãos estaduais e entidades parceiras, incluindo atividades nas salas de audiovisual e inclusão digital; atendimento médico e odontológico; consultoria jurídica; emissão de documentos; ações de segurança; capacitação técnica e profissionalizante, e espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade. Também há espaços para cursos livres e de dança, teatro, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca.
A UsiPaz da Cabanagem vai funcionar de terça a sexta-feira, das 8 às 22 h, e aos sábados e domingos, das 8 às 18 h.
Por Rodrigo Reis (PC)
A dona de casa Marcilene de Sousa, 38 anos, moradora do município de Marituba há 20 anos, aproveitou a ação para tirar a 2° via da certidão de nascimento dos dois filhos que são menores de idade.
‘’No momento, eu não tinha condições financeiras para tirar a certidão dos filhos, e quando soube da ação, aproveitei. Estávamos precisando muito desses atendimentos, e com a chegada do TerPaz a nossa realidade mudou para melhor’’, concluiu a moradora.
A ação ocorreu a manhã desta quarta-feira (11) no bairro Nova União, no município de Marituba, o projeto "Meu Registro", é promovido pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac) em parceria da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster). A comunidade teve acesso a serviços de forma gratuita, como a emissão da 1ª e a 2ª vias da certidão de nascimento e a 2ª via da certidão de óbito.
‘’Hoje foi a vez do município de Marituba receber a ação de emissão da 1° e 2° vias da certidão de nascimento e a 2° via da certidão de óbito, estamos levando esse serviço de cidadania para quem mais precisa, ou seja, aqueles que não tem condições financeiras de arcar com esses serviços. Esse é um trabalho de extrema importância realizado pelo governo do Estado do Pará’’, concluiu o coordenador da Seaster no TerPaz.
O mototaxista José Martins, 48 anos, também aproveitou para tirar a segunda via da certidão de nascimento, já que a primeira havia sido extraviada. ‘’Essa ação veio em boa hora, porque eu estava precisando tirar a minha certidão de nascimento, já que perdi a minha e no momento não tinha como pagar por uma nova’’, disse o morador.
Foto: Victor Nylander / DivulgaçãoA próxima ação do "Meu Registro" irá ocorrer nesta sexta-feira (13) na Escola Estadual Vella Alves, localizada na Avenida Fernando Guilhon, s/n, no bairro do Jurunas em Belém, e no próximo dia 20, na Associação dos Moradores do Catalina, localizada no Conjunto Catalina, na Rua Capitão Tibério, s/n, no bairro do Mangueirão em Belém. O horário de atendimento é das 9h às 12h.
Veja a documentação necessária para obter novos documentos:
Certidão de nascimento (1ª via):
- Declaração de nascido vivo;
- Registro administrativo de nascimento indígena;
- RG e CPF originais e cópias dos pais;
- Comprovante de residência;
- Telefone para contato.
Certidão de nascimento (2ª via):
- Cópia de certidão de nascimento original;
- Cópias do RG, CPF e NIS;
- Telefone para contato.
Certidão de óbito (2ª via):
- Cópia de certidão de óbito original;
- RG e CPF do solicitante da certidão de óbito;
- Telefone para contato.
Por Elizabeth Teixeira (SEAC)