DESENVOLVIMENTO 23/05 12h59

Em 12 meses, mais de 88 mil beneficiamentos foram realizados, levando serviços não apenas aos moradores do munícipio, mas também de cidades vizinhas.

Usina da Paz de Parauapebas completa um ano oferecendo desde a emissão de documentos até a qualificação em cursos em diversas áreas, em mais de 70 serviços encontrados no local.Usina da Paz de Parauapebas completa um ano oferecendo desde a emissão de documentos até a qualificação em cursos em diversas áreas, em mais de 70 serviços encontrados no local. /Foto: David Alves /Ag.Pará

Nesta quinta-feira (18), o complexo multifuncional do Governo do Estado, a Usina da Paz, em Parauapebas, na região de integração de Carajás, celebrará seu primeiro aniversário de funcionamento. Ao longo desse período, mais de 70 serviços gratuitos foram oferecidos à população, proporcionando mudanças significativas e transformadoras na vida de várias pessoas.

O projeto é integrado ao programa Territórios pela Paz (TerPaz), coordenado pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), e reúne ações intersetoriais de Secretarias e órgãos parceiros, como emissão de documentos, cursos profissionalizantes, empreendedorismo, cultura, esporte, lazer e assistência à saúde. De acordo com a Seac, neste primeiro ano de funcionamento, foram realizados mais de 88 mil beneficiamentos.

A costureira Leila Pereira frequenta a Usina da Paz desde o primeiro dia de funcionamento. Ela cuida do neto, Mozarth Gabriel, de 9 anos de idade, que é autista e possui Síndrome de Moebius, uma paralisia congênita parcial ou completa do nervo facial. O sonho do garoto era aprender a nadar.

Aos 9 anos, Mozarth Lira é autista e realizou o sonho de aprender a nadar com o auxílio dos professores da UsiPaz.Aos 9 anos, Mozarth Lira é autista e realizou o sonho de aprender a nadar com o auxílio dos professores da UsiPaz. /Foto: Victor Nylander /Nucom Seac

“Desde muito cedo eu percebi o desejo que ele tinha em nadar e percorri a cidade inteira, mas nunca pude porque o meu poder aquisitivo não dava conta de pagar, ainda mais quando eu dizia que ele é autista e tem algumas limitações. Mas quando surgiu a Usina da Paz, fiquei muito feliz porque eu sabia que o meu neto ia ser alcançado. Logo no início, consegui a vaga do Mozarth e, desde então, ele está participando. A Usina da Paz fez uma diferença na minha vida e na vida do meu neto, em tudo. Ele melhorou a coordenação motora, expressão, respiração”, compartilhou Leila.

O estudante Davi de Lima Ribeiro, de 19 anos, encontrou na Usina da Paz um direcionamento no mercado de trabalho. Além dos cursos de informática ofertados pelo complexo, ele fez o Curso de Liderança para a Juventude, que foi determinante para o estágio que atua no momento. 

O estudante Davi de Lima Ribeiro, de 19 anos, diz que encontrou na Usina da Paz mais que formação e cursos, mas um direcionamento no mercado de trabalho.O estudante Davi de Lima Ribeiro, de 19 anos, diz que encontrou na Usina da Paz mais que formação e cursos, mas um direcionamento no mercado de trabalho. /Foto: Victor Nylander /Nucom Seac

"Dentro da Usina da Paz encontrei muito mais do que cursos profissionalizantes: oportunidades, apoio e um verdadeiro ambiente de transformação. Através dos cursos que fiz, como informática básica e impressora 3D, pude expandir meus conhecimentos e descobrir minha paixão pela tecnologia. A Usina abriu portas para mim, me proporcionando um estágio voluntário e, logo em seguida, uma oportunidade de trabalho no Banco da Amazônia. Sou grato por todo o suporte e incentivo que recebi aqui, e acredito que a Usina continuará inspirando jovens e adultos a trilharem caminhos de sucesso e realização pessoal", afirmou o jovem.

A UsiPaz, em Parauapebas, fica localizada na Avenida D, Quadra 101, no bairro Jardim Tropical, uma área, distante apenas 6 km do centro de Parauapebas, que necessitada de melhorias e políticas públicas.

"No aniversário da Usina da Paz em Parauapebas estamos gratos por um ano de conquistas significativas e impacto positivo na comunidade. Ao longo desses 12 meses, temos sido testemunhas de vidas transformadas, de famílias unidas e de sonhos realizados. Esses serviços têm sido fundamentais para promover a inclusão social, a igualdade de oportunidades e a construção de uma sociedade mais justa. O objetivo é continuar promovendo a paz, segurança e cidadania também em Parauapebas”, informou o titular da Seac, Igor Normando.

Euzébio Rodrigues, coordenador geral do complexo em Parauapebas, avalia que o impacto positivo que o complexo multifuncional trouxe não se concentra apenas no município, mas se estende às demais cidades da região.

Equipes que servidores que atua na UsiPaz ParauapebasEquipes que servidores que atua na UsiPaz Parauapebas /Foto: Victor Nylander /Nucom Seac

“A Usina é um exemplo de políticas públicas para todas as pessoas. Nós atendemos aqui não só pessoas de Parauapebas, nós estamos atendendo pessoas de cidades próximas também, atendendo pessoas em um raio de 300 quilômetros. Quando as pessoas, ao descobrirem que Parauapebas oferece serviços que podem demorar dias em outros municípios, eles vêm aqui e são atendidas rapidamente e voltam ao seu município”, explicou. 

A UsiPaz dispõe de instalações de dois prédios principais que ofertam diversos cursos, oficinas e atendimento público, além do espaço cultural e Dojô, piscina semiolímpica, quadra de esportes, playground, área de viveiro, compostagem e horta, academia ao ar livre e estacionamento.

Novos hábitos - A dona de casa Maria das Dores contou como a chegada da Usina da Paz mudou sua rotina e melhorou sua saúde. Antes, ela não tinha o hábito de praticar exercícios físicos, mas depois de conhecer a UsiPaz, ela começou a fazer hidroginástica e exercícios funcionais. 

Maria das Dores diz que o complexo multifuncional trouxe a ela criou novos hábitos. E o neto Émerson Victor ama ler na biblioteca da UsiPaz.Maria das Dores diz que o complexo multifuncional trouxe a ela criou novos hábitos. E o neto Émerson Victor ama ler na biblioteca da UsiPaz. /Foto: Victor Nylander /Nucom Seac

“Minha rotina antes da chegada da Usina era bem parada porque eu não tinha muita opção. Depois que a UsiPaz chegou, eu comecei a fazer várias atividades. Também estava fazendo um curso de Corte e Costura, mas sofri um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e fiquei parada um pouco, mas logo voltei e comecei hidroginástica e a funcional, que me ajudou muito a recuperar rápido”, revelou. 

Maria também destacou o incentivo que a biblioteca da Usina da Paz provocou em seu neto, Émerson Victor, de 11 anos, que encontrou na leitura um universo de conhecimento. “Ele gosta muito de ler, então, no horário vago ele gosta muito de vir aqui. Além disso, faz natação também pela manhã e à tarde estuda. E o tempo que pode, ele vem pra biblioteca, passa horas lendo, buscando conhecimento”, contou.

Carlene Silva descobriu o desejo de realizar o próprio negócio após fazer no curso de salgados na Usina da Paz ParauapebasCarlene Silva descobriu o desejo de realizar o próprio negócio após fazer no curso de salgados na Usina da Paz Parauapebas /Foto: Victor Nylander /Nucom Seac

Carlene Silva, de 32 anos, surpreendeu-se ao descobrir-se empreendedora após fazer os cursos ofertados pelo complexo multifuncional. Isso aconteceu ao participar de um curso de culinária de salgados Foi ali que Carlene encontrou sua paixão e conseguiu iniciar seu próprio negócio.

“Eu morava em Mato Grosso do Sul, numa cidade chamada Nova Andradina. Estou aqui há 10 meses e nesse tempo encontrei a Usina da Paz, onde primeiro trouxe meus filhos para participar desse projeto, mas acabei tendo a oportunidade de participar dos cursos. Antes, para mim, era outro mundo. Eu não me via assim igual me vejo hoje. Agora tenho meu próprio negócio, um lanche na porta de casa. Isso para mim é algo que não sei explicar, é muito bom. Estou colocando em prática o que eu aprendi aqui. Estou muito feliz”, comemora.

Texto: Paulo Garcia /Nucom Seac

 


DESENVOLVIMENTO 08/07 10h42

Perspectiva é levar projetos, ações e serviços em segmentos importantes, como cidadania, educação, esporte, lazer, cultura, entre outros de interesse das comunidades beneficiadas

O Núcleo de Relações Institucionais da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac) promoveu na manhã desta quarta-feira (07), em Canaã dos Carajás, no sudeste do estado, uma apresentação sobre o programa estadual Territórios Pela Paz (TerPaz).

O objetivo é levar serviços e projetos do TerPaz, já realizados na Região Metropolitana de Belém, para a região Sudeste, a começar pelos locais onde estão sendo construídas as Usinas da Paz, como Parauapebas e Canaã dos Carajás.

O evento contou com a participação de representantes da Câmara Técnica Intersetorial do TerPaz e do secretariado municipal de Canaã dos Carajás.

“Considero que os representante das secretarias municipais e o prefeito em exercício tiveram uma boa surpresa no sentido da dimensão e riqueza que o programa vai trazer. Para esta apresentação, convidamos os representantes das Secretarias e Fundações do Estado, que puderam expor as suas contribuições ao TerPaz. Penso que, pelas impressões deles, vão fazer uma adesão ao programa. Conseguimos mostrar benefícios que esses projetos das Secretarias do Estado podem trazer para a comunidade”, contou o diretor geral do Núcleo de Relações Institucionais da Seac, Júlio Alejandro Quezada Jélvez.

Dentre os coordenadores da Câmara Técnica Intersetorial do TerPaz que apresentaram projetos e estratégias do programa aos gestores municipais, estava presente o coordenador do Eixo Segurança Pública, Luciano de Oliveira, que mostrou dados do Índice de Violência do Município e a importância da atuação do TerPaz na região. “A gente fez essa apresentação para os gestores, de uma maneira geral, do programa, de tudo aquilo que a gente pode fazer, assim como sobre os índices de criminalidade do município, a fim de enfatizar a importância desse trabalho do TerPaz aqui na região. A partir daí, vamos trabalhar para construir e formar a parceria", ressaltou.

Representando o Núcleo de Articulação da Cidadania, a gestora do TerPaz na Terra Firme, Gabriella Oliveira, expôs os resultados e explicou a funcionalidade e atuação das Redes Locais com a comunidade. Já o diretor das Usinas da Paz, Coronel Marcos Lopes, apresentou o conceito e os serviços que a Usina da Paz, projeto prioritário do Governo do Estado, que integra o programa TerPaz, vai oferecer aos moradores. Coronel Marcos aproveitou também para atualizar o andamento das obras que seguem em ritmo avançado. O empreendimento deve ser entregue até o final do ano.

Para o prefeito em exercício de Canaã dos Carajás, Zito Augusto, essa parceria com o Estado chegou em um momento certo. “A gente sai daqui cheio de energia. Eu acho que esse é o caminho certo de usarmos a estrutura de poder do Estado e do município e construir, entregar estruturas e serviços que integrem a nossa comunidade, resgatem nossa juventude para a cultura, esporte, lazer, a cidadania e para a vida. Acho que é uma grande iniciativa do Governo do Estado e o município de Canaã dos Carajás já está dentro até a alma, no sentido de incluir o nosso povo, incluir as pessoas para esse desenvolvimento”, disse.

Articulação

Durante a tarde, foi realizada uma reunião entre as Secretarias do Estado e as Secretarias Municipais para o detalhamento dos serviços públicos. “Através de uma escuta respeitosa, estabelecemos os formatos de parcerias, as ações integradas e/ou intercomplementares entre as secretarias da mesma área e/ou em projetos intersetoriais, com o objetivo de orientar as ações na educação, assistência social, esporte e lazer; arte e cultura, saúde; políticas para as mulheres e juventudes e suas interações com a segurança pública, entre outras”, destacou Alejandro.

Após esse encontro, serão elaborados indicativos para o Termo de Cooperação entre o Governo do Estado e a municipalidade. “O formato do Termo de Cooperação entre o Governo do Estado e os referidos municípios, bem como com os municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, está em processo de definição pelo secretário da SEAC junto ao Colegiado Gestor. O documento está em processo final de definições, as quais irão orientar e regulamentar as interações entre os governos estadual e municipal, bem como os procedimentos entre as secretarias na execução dos serviços e nos espaços das UsiPaz", concluiu Alejandro.

Cronograma

Em continuidade à agenda, os representantes estaduais seguem, amanhã (08), para Parauapebas, onde farão apresentação do TerPaz aos gestores do município.

 

Por Paulo Garcia (SEAC)