CONHECIMENTO 13/01 10h21

Com atividades lúdicas e criativas na biblioteca e brinquedoteca, a Usina valoriza a leitura entre crianças e jovens.

Em alusão ao Dia do Leitor – 07 de Janeiro, a Usina da Paz Terra Firme, em Belém, realiza de 10 a 13 de janeiro (terça a sexta-feira) programação especial na biblioteca e brinquedoteca, com atividades lúdicas e criativas que visam incentivar o hábito da leitura entre crianças e adolescentes.

“Vamos trabalhar com eles brincadeiras que envolvam poesias de autores e autoras, como Cecília Meireles e Vinícius de Moraes, para que possamos pegar as literaturas infantis e transformá-las em elementos visuais, em que as crianças, através do lúdico e da criatividade, estimulem a imaginação e se sintam incentivadas a ter gosto pela leitura, que é de suma importância, pois contribui para o desenvolvimento e a construção do conhecimento do indivíduo”, disse Patrícia Lima, pedagoga e gestora cultural da Fundação Cultural do Pará (FCP) dentro da UsiPaz Terra Firme.

Nesta terça-feira (10), crianças de 04 a 12 anos conheceram três obras da brasileira Cecília Meireles de um modo diferente. Com desenhos, recortes, gravuras e colagem, elas fizeram uma leitura de “Leilão de Jardim”, “As Meninas” e “A Bailarina”, aprendendo sobre folclore nacional, humor, rimas e críticas à destruição da floresta. 

Aprovação - Keila Silva e sua filha Isabela, 05 anos, participaram da programação na brinquedoteca e aprovaram a iniciativa. “É muito bom que a criança tenha contato com a leitura, com a parte lúdica, com nossa cultura, porque eu já vi aqui que tem livros que contam nossas histórias. Isso é maravilhoso; um projeto muito bom”, afirmou.

Segundo Kate Viana, moradora do bairro, imaginação não falta a sua filha Diana, 04 anos. A dona de casa contou que a menina gosta de livros e já consegue entender algumas palavras. Kate acredita que atividades especiais, como a que está sendo realizada na UsiPaz, firmam o hábito da leitura nos jovens. “Essa atividade é uma boa oportunidade para elas, que normalmente ficam em casa no computador, na internet, terem contato com uma dinâmica que envolve leitura. É uma ótima influência para minha menina, que gosta de ler do jeito dela, mas já demonstra interesse pela leitura”, disse a mãe de Diana.

Serviço: Programação comemorativa ao Dia do Leitor na UsiPaz Terra Firme:

Quarta-feira (11)

- Biblioteca: prosa e poesia, das 08 às 11 h - produção de textos com poesia de autores selecionados. 
- Brinquedoteca – brincando com poesia, das 08h00 às 11h00 - Produção de poesias visuais infantis.

Quinta-feira (12)

- Biblioteca – prosa e poesia, das 08 às 11 h - exibição de audiovisual sobre autores brasileiros. 
- Brinquedoteca – brincando com poesia, das 08 às 11 h - varal literário de poesias visuais infantis.]

Sexta-feira (13)

- Biblioteca – prosa e poesia, das 08 às 11 h - exposição das produções da semana. 
- Brinquedoteca – brincando com poesia, das 08 às 11 h - exposição, jogos e brincadeiras com poemas visuais.


CONHECIMENTO 19/11 11h09

Os serviços de saúde, incluindo os cuidados com a saúde da boca e dos dentes, são oferecidos a todos os públicos atendidos na UsiPaz

Crianças que atuam nas atividades esportivas ofertadas pela Usina da Paz (UsiPaz), no bairro do Icuí-Guajará, em Ananindeua (Região Metropolitana de Belém), participam do ciclo de palestras sobre higiene bucal, que faz parte dos serviços de saúde disponibilizados pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) no espaço, além do atendimento com clínico geral, odontólogo e psicólogo. 

A Iniciativa de agregar as crianças às palestras começou nesta quinta-feira (18), pela manhã e à tarde. Após participarem de atividades como handebol, natação e vôlei, mais de 30 crianças puderam receber informações sobre como cuidar dos dentes.

As odontólogas da Usina da Paz, Andréa Marassi e Cecília Hisamitsu, ensinaram às crianças a maneira correta de escovar os dentes e usar fio dental, reforçando que essa prática é a melhor maneira de evitar problemas ortodônticos, além de enfatizarem a importância da higienização da escova dental. Ao final das palestras, as crianças receberam kits de higiene bucal.

"Aprendi que tem que ter muita atenção quando escovamos os dentes. Não podemos esquecer de secar bem a escova. Depois que a gente usa, sempre guardar com uma capinha por causa dos bichinhos (bactérias)", disse Ana Maria, 8 anos.

Maria Eduarda, 10 anos, também contou o que aprendeu: "Sempre achei que se a gente colocasse bastante creme dental os dentes iriam ficar mais limpos. Depois da palestra, aprendi que não precisa exagerar e que, além de escovar os dentes, também devemos escovar a língua para evitar as cáries e o mau hálito”.

Conceitos básicos - Segundo Alessandra Amaral, coordenadora da Sespa nos serviços oferecidos na Usina da Paz, as palestras sobre higiene bucal compõem não só a rotina de quem vai procurar atendimento de saúde, como a de todos que procuram pelos outros serviços gratuitos oferecidos por órgãos estaduais e instituições parceiras. “O objetivo é ensinar e rever os conceitos básicos de higiene bucal; mostrar os malefícios do consumo do açúcar, ensinar a escovação correta e valorizar o fio dental como elemento importante na limpeza dos dentes”, alertou.

As palestras foram ministradas para grupos de 10 crianças, mas há a possibilidade de essa demanda aumentar. “Faremos encenações teatrais, pelo menos uma vez ao mês, abordando a temática da higiene bucal”, adiantou Alessandra Amaral.

As palestras prosseguirão nos horários e dias em que estão disponíveis os serviços de saúde: de terça a sexta-feira, das 08 às 12 horas, e das 14 às 17 h.

Cidadania e inclusão - A Usina da Paz é um projeto integrado ao programa estadual Territórios Pela Paz (TerPaz), executado pelo Governo do Pará e coordenado pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), em parceria com a iniciativa privada.

O projeto é inédito no País, e os moradores do bairro Icuí-Guajará podem usufruir das instalações de dois prédios principais da UsiPaz, que ofertam diversos cursos, oficinas e atendimento público, um espaço para batedores e produtos de açaí, teatro, complexo poliesportivo, quadra de areia, piscina semiolímpica, playground, área viveiro, compostagem e horta, academia ao ar livre e estacionamento.

Por Mozart Lira (SESPA)

 


Programação cultural marca reencontro de participantes do 'Cenas de Paz' no Benguí
CONHECIMENTO 29/10 10h26

Por Carol Menezes (SECOM)

As ações da Funtelpa no 'Territórios Pela Paz' também introduziu os jovens no fascinante mundo da comunicação

O sarau "Juventude em Cena" marcou o reencontro de cerca de 100 jovens participantes do Projeto "Cenas de Paz", realizado pela Fundação de Radiodifusão do Pará (Funtelpa), dentro do programa estadual de promoção da cidadania Territórios Pela Paz (TerPaz). Durante a programação, realizada na Escola Maria Luiza da Costa Rego, no bairro do Benguí, em Belém, na tarde desta quarta-feira (28), eles apresentaram trabalhos produzidos durante as oficinas do projeto, que foram interrompidas em março, por causa da pandemia de Covid-19.

Além de apresentação musical dos alunos, houve exibição de quatro curtas produzidos pelos participantes, debate sobre os temas dos curtas exibidos, apresentação de dança e recreação. No âmbito do “Fala Aberta”, eles relataram a experiência de participar do projeto, que já passou pelos bairros Cabanagem e Benguí, em Belém; no Icuí-Guajará, em Ananindeua, e Nova União, em Marituba.

Estudante da Escola Estadual Cônego Batista Campos, na Cabanagem, Lívia Oliveira, 17 anos, participou de uma oficina sobre Comunicação Integrada, envolvendo audiovisual, rádio, web e televisão. "Foi incrível, não tenho palavras para dizer a importância disso na minha vida. Me abriu novos horizontes. Já tinha muita vontade de trabalhar com comunicação, e esse foi o empurrão que eu precisava", contou ela, que também comemorou a oportunidade de reencontrar os colegas depois de tantos meses de afastamento. "Estava com muita saudade de todos, e vou continuar participando de qualquer oficina que tiver", adiantou.

Secretário adjunto da Secretaria de Estado de Articulação e Cidadania (Seac), órgão responsável pela execução do TerPaz, Raimundo Santos Júnior também ressaltou a importância da parceria com a Funtelpa. "Estamos muito felizes com essa programação, com a possibilidade dos valores atribuídos às vidas desses adolescentes, de tudo que temos alcançado nesse trabalho conjunto. O acesso à cultura é um direito constitucional, que nem sempre é concretizado. O 'Cenas de Paz' nos ajudar a garantir isso por meio de um programa de governo", reiterou.

Troca de experiências - O presidente da Funtelpa, Hilbert Nascimento, disse que a possibilidade de trocar experiências com os jovens é a melhor parte do projeto. "Para nós é uma honra muito grande poder exercer o serviço de compartilhar, passar conhecimento nosso para eles. E com isso dar o pontapé inicial para uma formação, seja na área da Comunicação ou em qualquer outra área, contanto que eles possam perceber que existe, sim, futuro, e existe, sim, progresso, desde que você estude, desde que você trabalhe", frisou o gestor, acrescentando que "é obrigação nossa. Eles são muito importantes para nós. É um projeto que veio para ficar, porque não deixa de ser também um celeiro de novos talentos. O 'Cenas de Paz' veio para nós como bênção, como presente".

Vanessa Vasconcelos, que dirige a TV Cultura do Pará, explicou que houve a necessidade de reunir quem fez as oficinas depois de sete meses de distanciamento total. "Queríamos que eles se conhecessem e interagissem, mostrassem o que eles desenvolveram em cada um dos Territórios. Como as escolas pararam, e era nesses espaços que eles participavam das oficinas, tudo parou. Então a expectativa pelo sarau era enorme", contou.

Potencial - "No 'Cenas de Paz' a gente percebeu o quanto eles se descobriram, e descobriram seus próprios potenciais de geradores de conteúdo, o quanto eles são importantes para as comunidades onde estão inseridos. Isso trouxe vários desdobramentos que não estavam incluídos no projeto inicial. Tivemos, por exemplo, a inserção deles dentro da transmissão do Parazão (Campeonato Paraense de Futebol) com o 'Cenas da Galera', a criação de um perfil no Instagram somente para atender casos de depressão, de suicídio, bem como a possibilidade deles atuarem no Jovem Aprendiz dentro da Funtelpa - já são três trabalhando conosco. O projeto cresceu, saiu da nossa alçada", informou Vanessa Vasconcelos.

Aluno da Escola Estadual José Valente Ribeiro, também na Cabanagem, Jonathan da Silva Ferreira, 17 anos, queria ser digital influencer, por isso fez todas as oficinas que a Funtelpa ofereceu no bairro. Acabou se encantando pelo audiovisual. "É muito importante esse tipo de aprendizado, de graça, no meu bairro, uma coisa que a gente sabe que em outro lugar teria um custo elevado, e muita gente não teria condições de ter acesso. Uma iniciativa dessa na periferia é muito importante", garantiu.

 


Formação de professores para o Enem ganha formato virtual
CONHECIMENTO 02/07 09h20

Escola de Governança Pública oferece a capacitação a partir desta segunda-feira.

Desde o início das novas regras de distanciamento social, a Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA) está propondo alternativas de capacitação para os servidores públicos estaduais. Uma delas é oferecer no ambiente virtual um projeto iniciado no último ano: a Formação de Professores de Ensino Médio para o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio - (Forpem).

A iniciativa propõe uma mesa de debate virtual, com a participação de professores que atuaram como formadores nas primeiras edições da formação. Com o tema “O ensino das áreas de conhecimentos por meio de ambientes virtuais para aprendizagens: desafios e possibilidades”, a primeira turma iniciará nesta segunda-feira (29). A programação será transmitida a partir de 17 h, pelo canal no Youtube da Escola de Governança (https://www.youtube.com/channel/UC43pJCpI3Jh6LQEjCIYThlA).

“Além da capacitação, esta é uma maneira de valorizar o profissional e colaborar com sua motivação no trabalho. Estamos vivendo um momento de reestruturação para todos, e a EGPA leva a inovação aos servidores do Pará com o objetivo de melhorar a entrega do serviço público ao cidadão paraense. Isto inclui os professores que precisam se capacitar para ministrar aulas sobre o Enem”, informa a diretora-geral da Escola de Governança, Evanilza Marinho.

Participarão do debate o professor Kleber Leite, historiador da Universidade Federal do Pará (UFPA); professor Roberto Araújo, mestre em Letras, da UFPA; professor Carlos Miranda, doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Unidade Católica (PUC); professora de Língua Portuguesa Sueanne Freitas, da UFPA, e o professor Alcemir Maia, licenciado em Química pelo Instituto Federal do Pará (IFPA). O objetivo é abordar uma variedade de disciplinas no debate, para atender professores das diferentes áreas de conhecimento aplicadas no Enem.

Carlos Miranda, professor de Matemática na rede estadual de ensino e um dos formadores das duas últimas edições da programação, destacou a importância da formação. “O Forpem nasceu de uma ideia de superar uma fragilidade que ainda existe nos professores: a necessidade de formação para discutir os elementos teóricos e metodológicos do Enem”, informou.

Segundo ele, o formato virtual do projeto é relevante no cenário atual. “Há uma mudança metodológica forte e estamos nos adaptando. Acredito que este tipo de encaminhamento seja muito positivo para os professores que participarão. O Forpem é um projeto de compartilhamento de experiências, e é exatamente o que faremos nesta segunda-feira”, acrescentou.

TerPaz - No último ano, mais de 100 professores concluíram a capacitação, atendendo 21 escolas de ensino médio dos bairros Bengui, Cabanagem, Guamá, Jurunas, Terra Firme, Icuí e Nova União, que integram o Programa Territórios pela Paz (TerPaz).

A Formação de Professores de Ensino Médio para o Enem é um projeto da EGPA, desenvolvido com professores das escolas dos bairros atendidos pelo TerPaz e realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), com a colaboração da Coordenação do Ensino Médio, Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica do Estado do Pará (Cefor) e Unidades Seduc na Escola (USEs).