Concurso de pets juninos animou o encontro festivo e foi mais um momento para o congraçamento das famílias que utilizam os serviços da UsiPaz.
O boi-bumbá Estrela Guia abrilhantou a festa junina da UsiPaz Bengui, com as cores da tradição e da alegria dos folguedos /Foto: Victória Monteiro /Nucom Seac
Um trio de violino tocando forró, cachorros desfilando em trajes juninos e apresentação de Boi Bumbá. Este foi o cenário deste sábado na Usina da Paz Padre Bruno Sechi, no bairro do Benguí, em Belém. A festa junina da UsiPaz começou pela manhã e retorna no período da noite com programação para todos os públicos.
A abertura foi com o Boi Bumbá Estrela Guía, seguido da apresentação das alunas do curso de violino da UsiPaz.
Uma dessas alunas é Maria Clara, de 10 anos de idade. Há um ano a estudante participa do curso de música e sempre se apresenta nas atividades da Usina da Paz. Segundo Valéria Silva, mãe da aluna, o curso trouxe uma grande melhora no aprendizado e desenvolvimento da filha. "Ela é canhota e tinha muita dificuldade com coordenação motora. Depois que começou nas aulas de violino isso mudou, ela agora tem muito mais desenvoltura, além de fazer a gente se apaixonar pelas músicas também.", conta.
Pets ganharam certificados durante a programação junina organizada na UsiPaz Bengui, que deu ênfase à diversão em família /Foto: Victória Monteiro /Nucom Seac
Outro ponto alto da festa foi o concurso de "pets juninos", com cachorros vestidos com trajes típicos das folias juninas desfilando na quadra da UsiPaz.
Um dos jurados do concurso foi o Secretário de Cidadania, Igor Normando, que é entusiasta e defensor da causa animal. Para o Secretário, um momento como este é de enorme importância, pois amplia a relação das famílias dentro das Usinas da Paz.
"Sem sombra de dúvidas que os animais fazem parte da vida das pessoas. E quando a gente traz eles aqui, não só para serem atendidos, mas para participar de uma atividade lúdica, que é o desfile, isso faz com que a gente possa levar para casa um ambiente alegre, um ambiente feliz", ressaltou Normando.
A brincante mostra, esfuziante, o seu modelito colorido usado especialmente para a festividade junina na UsiPaz Bengui /Foto: Victória Monteiro /Nucom Seac
Tutora da cadela Piper, vencedora do concurso, a estudante Tallyane Larissa, de 16 anos, confirma essa relação de alegria e importância. "Foi muito legal ter esse desfile porque a gente consegue participar e fazer mais parte da usina", disse ela que também já foi aluna dos cursos de robótica da UsiPaz.
Diversão - Além de toda a festividade da manhã de sábado, Usina da Paz Pe. Bruno Sechi continua com sua programação no período da noite, com apresentação de quadrilhas, concurso de miss caipira e show de forró.
Segundo a coordenadora geral da UsiPaz Padre Bruno Sechi, Juliana Chaves, a ideia de dividir a programação veio para atender todos os públicos que frequentam o colorido complexo. "A gente quis dar essa oportunidade pra todo mundo estar presente, inclusive o público LGBTQIA+ que terá uma festa própria no dia 28 deste mês", explica.
Para Igor Normando, toda essa diversidade só traz benefícios para a população. "As Usinas da Paz são a segunda casa das pessoas, então quanto mais diverso for o público que as frequentam, mais perto estamos do nosso objetivo, que é o de levar cidadania para todos", finalizou.
A programação junina da Usina da Paz Padre Bruno Sechi segue até às 21h deste sábado, 17. Na quarta-feira, 28, a festa é em homenagem ao Dia do Orgulho LGBTQIA+, com o "Arraial de Todas as Cores". Toda programação é gratuita.
Texto: Dani Franco /Nucom Seac