UsiPaz Professor Amintas Pinheiro, em Ananindeua, recebeu edição do evento pelo segundo ano consecutivo, no final de semana.
Crianças e adolescentes dançam breaking na UsiPaz, em Ananindeua, em festiva de hipo hop "Quando as ruas chamam" /Foto: Marília Sousa /Nucom Seac
Pela segunda vez a Usina da Paz recebe o festival Festival Nacional de Hip Hop "Quando as Ruas Chamam". Este é um dos maiores e mais importantes festivais de dança de rua do Brasil e em 2023 chega à sua 7ª edição.
Na UsiPaz, em Ananindeua, adolescentes curtem a música do movimento hipo hop que reúne também dança e moda /Foto: Marília Sousa /Nucom Seac
O projeto é organizado pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal e busca a continuidade e desenvolvimento da iniciativa e a valorização do breaking, facilitando o consumo cultural. O propósito da programação é resgatar e promover a dança breaking, as atividades propostas pelo projeto são gratuitas.
Acrobacias de breakdancing potencializam a cultura do gênero musical hip hop e foram atrações no festival /Foto: Marília Sousa /Nucom Seac
A organização do evento que ocorreu na Usina Da Paz Professor Amintas Pinheiro estava sob responsabilidade do educador Domingos Santos, que é professor de hip hop na UsiPaz. “É muito importante pra dentro do nosso bairro esse trabalho. A importância de mandar um menino e uma menina para representar o Pará em Brasília, em agosto, é uma oportunidade que a gente está dando para os nossos artistas e isso traz vida, traz autoestima. Então pra nós, que estamos na organização, é muito gratificante toda essa possibilidade que a Usina nos dá”, afirmou o professor.
Público prestigiou as ’batalhas’ na edição na UsiPaz do Festival Nacional de Hip Hop /Foto: Marília Sousa /Nucom Seac
O evento foi aberto ao público e contou com a participação de 40 competidores, 32 na categoria masculino e 8 na categoria feminino. Os ganhadores das categorias foram Rafael Lorran Araújo, de 24 anos, e Angelina Ferreira Silva, de 18 anos, que irão representar toda a região Norte do país em Brasília, no próximo mês de agosto, no evento nacional "Quando as Ruas Chamam".
Texto: Dani Franco com colaboração de Marília Sousa /Nucom Seac