A programação, que incluiu oficina de confecção de máscaras, foi promovida pela Fundação Cultural do Pará, em parceria com a coordenação do teatro da Usina.
A criançada aproveitou o baile para dar asas às fantasias /Foto: Matheus Maciel (NUCOM/SEAC)
Nem a chuva impediu as crianças de aproveitarem a primeira edição do Carnaval Cabano, promovido na tarde desta quarta-feira (15) na Usina da Paz Cabanagem, em Belém. A programação, que reuniu mais de 60 crianças, começou na segunda-feira (13) com a oficina de confecção de máscaras carnavalescas, e foi realizada pela Fundação Cultural do Pará (FCP), em parceria com a coordenação do teatro da UsiPaz.
“Essa programação tem duração de três dias. Nos dois primeiros dias foram realizadas oficinas de máscaras, onde as crianças e os pedagogos que temos na biblioteca da Usina confeccionaram as máscaras que elas estão usando. Nós tivemos marchinha de Carnaval, e agora estamos terminando no teatro, com várias atividades, como dança da cadeira, karaokê e concurso de fantasias”, contou Marcos Oliveira, coordenador da FCP na UsiPaz Cabanagem.A programação carnavalesca também incluiu brincadeiras /Foto: Matheus Maciel (NUCOM/SEAC)
As crianças também formaram um bloquinho, que percorreu diversos espaços da Usina da Paz, e assistiram à apresentação do coletivo “Os Pernaltas”. “Estou achando maravilhosa essa programação. É uma forma de integrar a comunidade e fomentar a cultura do Carnaval. As crianças estão adorando a gente com as pernas de pau. Já vieram tirar fotos. Isso nos enche de alegria”, disse a publicitária Vívian Martins, que iniciou o coletivo após participar de uma oficina promovida pelo grupo musical Arraial do Pavulagem, em 2019.Artistas do coletivo "Os Pernaltas" apoiaram a programação /Foto: Matheus Maciel (NUCOM/SEAC)
Diversão para todos - Amanda Moraes, 10 anos, vestiu a fantasia e aproveitou a folia na UsiPaz. “Estou gostando muito da festinha. Eu vim de fada. Pedi pra mamãe vir fantasiada porque gosto muito desse período do Carnaval”, contou a menina.
Quem também se divertiu foi a autônoma Rosilene Ribeiro, 38 anos. Moradora do Bairro da Cabanagem, ela levou os dois filhos para o baile na UsiPaz - Maria Luiza, 8 anos, que faz balé na Usina, e Alessandro Israel, 5 anos, que frequenta a biblioteca infantil. “É uma oportunidade muito boa. Eles estão se divertindo. Minha filha queria tanto estar pulando Carnaval fantasiada, e a Usina da Paz está proporcionando isso a eles”, disse Rosilene.Foto: Matheus Maciel (NUCOM/SEAC)
Espaço de interação – Segundo o titular da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), Igor Normando, as Usinas da Paz são espaços agregadores para a celebração de datas comemorativas. “O Carnaval faz parte da construção histórica e cultural do Estado do Pará. E as Usinas da Paz também permitem momentos de atividades lúdicas e interação com essas crianças, justamente para fomentar o imaginário e o resgate desse universo carnavalesco. É o Governo transformando a vida desses moradores e possibilitando novos horizontes”, afirmou o gestor.
Coordenadora Gabriela Farias: espaço de interação /Foto: Matheus Maciel (NUCOM/SEAC)
A coordenadora de Cultura da UsiPaz Cabanagem, Gabriela Farias, ressaltou a importância do equipamento público para as crianças atendidas. “Essas crianças não estão nas ruas, fazendo algo errado. Elas estão interagindo com as famílias e amigos, em um ambiente seguro para elas. Eu fico feliz em ver isso, pois na minha infância não tinha espaços como esse. O que a gente tinha eram apenas praças abandonadas, escuras e perigosas. E hoje eu percebo que essas crianças podem compartilhar umas com as outras, estando com profissionais que são incentivadores de cultura. Eu fico extremamente feliz em poder participar desse momento com elas, criando histórias e laços”, acrescentou.
Texto: Paulo Garcia (NUCOM/SEAC)