Folia contou com a animação de banda de pagode e axé, além de pintura, desenhos, concurso de fantasias e mini desfile de bloco dentro da UsiPaz.
Foto: Marco Naziazeno - Nucom Seac
As aulas da manhã desta quarta-feira (15) foram bem diferentes para os irmãos Enzo (6) e Thales Ribeiro (4). Os desenhos, pinturas e as colagens deles foram feitos no espaço multicultural da Usina da Paz da Terra Firme, em Belém, durante o baile de carnaval. Os meninos estavam na companhia da mãe, a esteticista Samantha Nazaré, de 32 anos, que aproveitou para se divertir com os filhos.
“Eu sempre quis que a minha mãe pudesse estar comigo nas festas quando eu era criança, nos bailinhos de carnaval, mas ela não podia. Por isso, fiz questão de vir junto quando a escola dos meus filhos foi convidada para o carnaval da UsiPaz. Já pulei, joguei confete, estou cheia de glitter e muito feliz aqui com eles”, animou-se a esteticista.
Foto: Marco Naziazeno - Nucom Seac
A família de Samantha foi uma das cerca de 500 que estiveram no Carnaval dos Espaços Abertos da UsiPaz. Promovida pela Fundação ParáPaz, a programação vem sendo realizada em todas as Usinas da Paz, desde o início do mês de fevereiro.
Na Terra Firme, a festa contou ainda com a presença do “Revelasamba”, grupo musical do próprio bairro, responsável por trazer grandes hits do pagode, samba e axé.
Foto: Marco Naziazeno - Nucom Seac
A coordenadora da Fundação ParáPaz nas UsiPaz, Rita Melo, conta que a valorização dos artistas de cada comunidade é uma das premissas da Fundação em suas ações nas Usinas da Paz.
“A gente busca valorizar as crias da casa para que a própria comunidade se reconheça e esses grupos sejam vistos e valorizados onde moram. Isso nós buscamos em todos os territórios e aqui não seria diferente”, afirma Rita Melo.
Foto: Marco Naziazeno - Nucom Seac
Para o secretário de Cidadania, Igor Normando, a grande presença na festa de carnaval já era uma resposta esperada. "A comunidade da Terra Firme sempre se faz presente nas ações da Usina da Paz e já sabíamos que no carnaval seria assim: lotado e participativo", afirmou ele.
"Ver pais, mães e seus filhos juntos aqui, animados, pulando um carnaval com segurança, é confirmar que estamos cumprindo nossa missão de ser pontes para a cidadania e ser cidadão também é ter acesso ao direito à cidade, cultura e tradição.", finaliza o secretário.
Foto: Marco Naziazeno - Nucom Seac
Carnaval da UsiPaz foi o primeiro de muitas crianças e suas famílias
Assim como a família dos irmãos Enzo e Thales Ribeiro, outras crianças estiveram num baile de carnaval pela primeira vez. É o caso da menina Letícia Medeiros, de 10 anos, que junto de sua mãe e outras amigas, pode vivenciar a festa. “O que eu mais gostei foi da pintura. Aprendi algumas coisas sobre o carnaval que eu não sabia e está sendo bem legal estar aqui com a minha mãe”, afirmou.
Vestida de vermelho e branco, Letícia foi uma das crianças que participou do concurso de fantasias, onde ganhou uma boneca. Ela e mais 20 outras meninas e meninos receberam diversos brinquedos como prêmio.Foto: Marco Naziazeno - Nucom Seac
Além de desfilar fantasiadas, as crianças também fizeram um mini cortejo dentro da própria Usina da Paz com o “Bloco da Alegria”. Ao final da festa, todos receberam lanches e montaram um painel com as máscaras e desenhos produzidos durante a manhã de carnaval.
O Carnaval dos Espaços Abertos será encerrado, nesta quinta-feira, 16, na Usina da Paz Professor Amintas Pinheiros, em Marituba, na Região Metropolitana de Belém.
Texto: Dani Franco (NUCOM/SEAC)