Na arquibancada montada na área externa da piscina, familiares assistiram à evolução dos nadadores, esporte que praticam gratuitamente na UsiPaz.
A piscina do complexo de cidadania recebeu atletas infantis e juvenis /Foto: Nucom Seac
Moradores dos bairros próximos à Usina da Paz Nova União, em Marituba, na Região Metropolitana de Belém, participaram na tarde desta quarta-feira (14) do I Festival de Natação realizado no complexo multifuncional. A cerimônia de abertura contou com apresentação da turma de balé do espaço.
Na arquibancada montada na área externa da piscina, familiares dos competidores assistiram à evolução dos filhos no esporte. Gleyciane Gomes, autônoma, esteve no local para prestigiar a filha, Glenda Lorrane, que com apenas 09 anos disputou sua primeira competição. “É com muita alegria que eu estou aqui. É a primeira vez que ela vai participar de um evento assim, uma coisa que eu nunca tive a oportunidade de participar quando jovem. A minha filha está tendo essa oportunidade e sem a gente precisar pagar. A Usina da Paz tem sido uma instituição muito bacana, que está contribuindo para descobrir as habilidades dos jovens”, ressaltou Gleyciane Gomes.Abertura do Festival, com as alunas de balé da UsiPaz /Foto: Nucom Seac
“Eu estou um pouquinho ansiosa, mas sei que vai dar certo. Eu gosto muito das aulas de natação, principalmente do tempo livre e do nado de costas”, disse Glenda.
Familiares viram a evolução dos atletas /Foto: Nucom Seac
Segundo Vanessa Costa, técnica em Gestão de Esportes e uma das professoras de natação da UsiPaz, em Marituba, “esse Festival foi uma forma de confraternizar que nós encontramos, e também uma maneira de motivar os alunos a continuarem conosco na modalidade. São três turmas com alunos entre 07 e 18 anos. Nosso desejo é seguir incentivando a prática e aprimorar as técnicas, para que eles permaneçam conosco na Usina”.
Natação terapêutica - No ginásio poliesportivo, Joana Macedo estava concentrada. A universitária de Enfermagem e atleta da UsiPaz falou sobre sua relação com o esporte aquático. “Eu uso a natação para amenizar o problema de ansiedade que vinha me afetando muito de uns tempos para cá. É bom fazer exercício, por isso procurei a natação na Usina. Desde que comecei a nadar aqui, há quase um ano, aprendi a controlar mais esse problema, e hoje eu espero conseguir nadar rápido o suficiente, e realmente mostrar o que venho aprendendo aqui”, contou Joana.
Para a professora Maria Macedo, mãe de Joana, “a iniciativa do Festival é muito importante, porque os jovens têm essa necessidade de esporte, de lazer, principalmente se os dois estão aliados. Aí fica melhor ainda, sem falar no fato de ser gratuito. A Usina vem sendo uma benção nas nossas vidas, porque muitas pessoas como eu não têm condições de pagar aulas dessas modalidades que existem na Usina da Paz”.
Texto: Raiana Coelho (SEAC)