Evento contou com psicólogos da Secretaria Estadual de Saúde (Sespa) e de uma universidade particular que realizaram dinâmicas com os candidatos.

Foto: Nucom Seac

A poucos dias da primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio 2022, o Enem, a Usina da Paz Cabanagem, em Belém, realizou, em parceria com a Universidade da Amazônia (Unama), na última quinta-feira (10), um bate-papo com os vestibulandos da comunidade para falar sobre como lidar com a ansiedade gerada com a aproximação da prova. Além da participação da Unama, o evento contou com psicólogos da Secretaria Estadual de Saúde (Sespa). 

“A ideia surgiu da problemática que a gente observa nos nossos jovens, quando eles ficam muito ansiosos, muito agoniados por ser um passo que vai influenciar no futuro deles, então, a gente resolveu fazer uma palestra para que possa contribuir na redução da ansiedade e que eles possam se sentir mais aliviados”, explicou Ivanilda Vieira, coordenadora geral da UsiPaz Cabanagem.

Sheyla Corrêa, psicóloga da Sespa que já trabalha na UsiPaz, explica que é comum se sentir um pouco mais tenso nesse momento e o que pode ser feito para amenizar as cobranças e fazer com que o contexto não se torne o inimigo do aluno.

Foto: Nucom Seac

“A gente sabe que a ansiedade é um mecanismo fisiológico do ser humano, é comum desenvolvermos isso, mas, é preciso saber o que fazer diante do que eles estão vivendo agora, que é uma situação de tensão para uma coisa que eles já vem se preparando ao longo do ano. É importante saber quais estratégias usar para minimizar os sintomas que essa ansiedade traz, o que eles podem fazer antes e até mesmo no dia da prova, porque a gente sabe que muitos acabam tento pensamentos catastróficos quando estão com a prova em mãos, acham que vão zerar a prova, não sabem mais se vão dar conta, então a ideia é mesmo mostra a melhor maneira de eles lidarem com isso”, explica.

Ana Paula de Sousa, 18 anos, já havia feito Enem ano passado como forma de treinamento. Ela é aluna do projeto Pré-Enem da UsiPaz e conta como tem sentido a proximidade de um dia tão importante na vida dela.

Foto: Nucom Seac

“Isso tem sido um grande desafio na minha vida, sempre sinto muita frustração na hora de fazer as provas, não me sinto segura, e essa palestra aqui ajudou muito a me acalmar. A ajuda que a Usina tem dado nos meus estudos me beneficiou bastante; eu não tenho condições de pagar um curso particular, então, cada ensinamento que tive aqui vou levar para a minha vida”, conta.

Futura nutricionista, Bianca Félix, de 16 anos, é estreante no Enem. A jovem faz o cursinho preparatório para o exame, ofertado de forma gratuita pela UsiPaz, desde o início do ano e confessa que nessa última semana o nervosismo tem sido fator muito presente, mas se sente pronta para fazer na prova tudo o que estudou ao longo do ano, e que irá conseguir uma vaga no curso da profissão que deseja seguir desde o colegial. “Acho que, independente de tudo, é acreditar em si mesmo, não é apenas ir lá e fazer a prova, tem que ir acreditando no seu potencial, que tudo vai dar certo, e também estudar e dar o seu melhor”, assegura.

Foto: Nucom Seac

Edimar Luis, psicólogo da Unama, esteve com sua equipe no evento para realizar um trabalho de acolhimento e escuta do candidato. O profissional menciona a autocobrança e a cobrança familiar como um dos exemplos de causas para o nervosismo e ansiedade que tomam conta do aluno às vésperas da prova. Para Edimar, o momento é de apenas relaxamento.

“Considerando que faltam poucos dias, o recomendado é se desprender um pouco da prova, buscar uma atividade de lazer, uma atividade física, não se exigir demais porque, faltando três dias apenas, nada do que o aluno fizer vai fazer grande diferença, o que tinha para estudar já foi estudado. Agora é manter a calma, dormir mais, conversar com amigos, sair, caminhar e relaxar”.

Revisão Geral Pré-Enem UsiPaz:

 – Jurunas
11 e 18 de novembro, das 14h às 18h

 – Icuí-Guajará
de 24/10 a 19/11 (segunda e quarta), das 19h às 21h

 – Cabanagem
 12/11, das 08h às 12h,
 17/11, das 19h às 21h

Texto: Raiana Coelho SEAC